"Nascido a 2 de Abril de 1940, 'Mike The Bike' tinha um talento natural para as motos. Filho de piloto, cuja carreira aconteceu no periodo pré-II Guerra Mundial, aos 17 anos começou a participar no Mundial de Motociclismo, numa era em que podia participar em mais do que uma categoria. Hailwood podia participar no mesmo fim de semana em categorias que iam desde os 125 cc até aos 500 cc, passando pelos 250, 350 ou então nos 80cc. E se isso acontecia em termos de categoria, também acontecia em termos de marcas. Podia correr, por exemplo, pela MV Augusta nas 500cc, enquanto que nas 125cc, por exemplo, poderia estar ao serviço da Norton. Algo inimaginável nos dias de hoje!
Nessa era, a 'Joia da Coroa' do motociclismo de pista era a “Man TT”, uma corrida à volta da ilha de Man, encravado entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, através das estradas da ilha, num tempo que tanto podia estar sol, como a seguir aparecer a chuva, ou o vento. Em suma, era uma corrida bastante perigosa de se fazer, e frequentemente causava acidentes graves, senão mortais. em 1958, Hailwood causa sensação ao estrear-se por ali, alcançando a sua primeira vitória em 1961, a primeira de nove que conseguirá ao longo da sua carreira. E nesse mesmo ano, vence o campeonato do mundo de 250cc, o primeiro dos seus títulos."
Este é o inicio da história de Mike Hailwood, um dos melhores motociclistas do seu tempo, mas que também teve a sua incursão pelo automobilismo. Esta semana comemorou-se o 30º aniversário do seu desaparecimento, vitima de um acidente de viação numa auto estrada inglesa, a poucas semanas do seu 41º aniversário. Hailwood venceu nove títulos mundiais em três categorias de motociclismo (250, 350 e 500cc) e conseguiu vencer o título de Formula 2 em 1972.
No automobilismo, depois de uma primeira incursão em 1964 e 65, voltou em 1971 à Formula 1, e à equipa de John Surtees. Teve resultados mistos, mas os suficientes para ficar com o terceiro lugar na equipa McLaren em 1974, conseguindo alguns resultados interessantes até que um acidente no Nordschleife, onde partiu uma das pernas, o afastar de vez do automobilismo. Tudo isto e muito mais na história de hoje no site Pódium GP.
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