quinta-feira, 31 de março de 2011

Youtube Motorsport classic: Quando a Formula 1 era uma guerra



Entre algumas coisas que tenho a mão e que preparo para amanhã, dei de caras com isto quando abria a página do Youtube. Trata-se de um documentário que passou este domingo na BBC Four britânica sobre os anos 60 e 70 da Formula 1 e das inumeras mortes que exisitram nesse tempo. De como era a mentalidade naquele tempo, e da luta que personagens como Jackie Stewart tiveram para mudar este tipo de coisas.

O documentário, de seu nome "Grand Prix - The Killer Years" mostra como eram as coisas 40 anos antes, pelo menos. Tem depoimentos de quase todos os sobreviventes dessa era. Digo bem: sobreviventes. Jacky Ickx, John Surtees, Tony Brooks, Emerson Fittipaldi, Jackie Oliver e Jean Pierre Beltoise, entre outros. E claro, Jackie Stewart.

Mas há outros depoimentos que merecem ser vistos. Jacqueline Beltoise, mulher de Jean-Pierre - e irmã de Francois Cevért - e Nina Rindt, a viúva de Jochen Rindt, falam nesse documentário, bem como dois organizadores de Grandes Prémios. René Bovy, o organizador do GP da Belgica em 1966, quando a pista de Spa-Framcochamps tinha 14 quilómetros e foi corrida à chuva, onde Stewart teve o tal acidente que mudou a sua mentalidade em relação à segurança nos circuitos, e Ben Huissman, que fazia parte da organização do GP da Holanda de 1973, a corrida onde Roger Williamson morre. Provavelmente a ultima vez que deixaram uma pessoa morrer. Inconscientemente, quero acreditar.

Um documentário que recomendo vivamente para que vejam. Coloco em cima a parte 1, mas as outras três partes podem ver aqui, aqui e aqui.

Sem comentários: