domingo, 27 de março de 2011

IndyCar: Franchitti vence em St. Petersburg

E no mesmo dia em que começou a Formula 1, também ocorreu a primeira prova da Indy Car Series, no mesmo ano em que se comemora os cem anos da primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis. Nas ruas de St. Petersburg, na Florida, a corrida teve um inicio agitado e um final definido, com vitória de Dario Franchitti, seguido por Will Power e Tony Kanaan, que aguentou as investidas da suiça Simona di Silvestro.

Na corrida que marcou o regresso de Sebastien Bourdais aos Estados Unidos (bateu no warm up e não alinhou na partida), os primeiros metros foram caóticos. Com a organização a adoptar um novo procedimento de largada, onde os piloto alinham numa fila dupla - tal como na NASCAR - a confusão aconteceu na partida, quando cinco carros ficaram pelo caminho, dois dos quais Marco Andretti e Ryan Briscoe. Briscoe voltou, mas muito abaixo da classificação, enquanto que Andretti neto ficou com o seu carro de cabeça para baixo, mas sem ferimentos.

As primeiras voltas foram uma sessão de entradas do Pace Car devido a impactos na parede de alguns concorrentes. Ryan Hunter-Reay e Charlie Kimball foram algumas dessas causas, mas depois as coisas acalmaram-se e a corrida prosseguiu em grande parte sem incidentes de maior. Mas depois as coisas estabilizaram e Franchitti ficou com a liderança, sem ser incomodado, com Will Power, que tinha feito a pole-position no dia anterior, no segundo posto, e Tony Kanaan, que até há dias não tinha lugar na Indy até aterrar num acordo com a Lotus KV, no terceiro lugar.

As coisas não tiveram grande história nos lugares da frente até perto do fim, quando a suiça Simona di Silvestro, com melhores pneus, se aproximou de Kanaan para tentar alcançar o lugar mais baixo do pódio. Mas a veterania de Kanaan levou a melhor sobre a piloto suiça de 22 anos e conseguiu manter o lugar. Mas o quarto posto de Simona é a sua melhor posição de sempre, à frente de outro Lotus KV, o do japonês Takuma Sato. Outro regressado à Indy, o catalão Oriol Serviá, chegou ao fim no nono lugar.

A Indy Car Series prossegue no dia 10 de Abril, no circuito de Barber, no Alabama.

Sem comentários: