No meio da agitação toda sobre a realização do GP do Bahrein a 30 de outubro e as reações que começam a ser ouvidas, esta é a semana que antecede as 24 Horas de Le Mans. E os eventos acima referidos, anunciados na reunião de sexta-feira passada, conseguiram ensombrar outras decisões que a FIA tomou, como o regresso do Rali de Monte Carlo no WRC, e a criação do Mundial de Endurance, bem como o alargamento do Mundial de GT às categorias GT2 e GT3.
O regresso do Mundial de Endurance em 2012, após vinte anos de ausência, irá substituir o International Le Mans Cup, que se realizará este ano sob os auspícios da Automobile Club de L'Ouest (ACO), que toma conta das 24 Horas de Le Mans, e com o regresso da tutela - embora partilhada - da FIA com a ACO, demonstra que no capitulo das outras modalidades automobilisticas, Jean Todt quer fazer um regresso aos clássicos. E não é para menos: afinal de contas, ele tem experiência em ambos os campos, quando estava ao serviço da Peugeot.
O anuncio oficial do calendário, que em principio terá seis provas, será feito na cidade francesa no próximo dia 9, e o próprio Todt dará a partida da corrida este ano. Contudo, alguns "insiders" manifestam alguma preocupação por lerem no comunicado oficial de que eventualmente, este campeonato do mundo vai ser limitado aos Protótipos, não dando espaço aos GT's, que poderão ser desviados para o Mundial de GT1, que este ano anda um pouco decrépito com uma grelha diminuída numa só categoria, daí que se pensa no alargamento para os GT2 (Lotus, por exemplo) e os GT3 (McLaren).
E os insiders fazem mais perguntas: as séries europeia e americana continuarão? Serão absorvidas ou diminuídas de importância? Os receios são fundados, dado o fato de a FIA, quando chegou Max Mosley, ter "destruído" um campeonato que era bem concorrido nos anos 80 e principio dos anos 90 - Toyota, Peugeot, Jaguar, Porsche, Sauber-Mercedes - para atrair essas marcas para a Formula 1. E para melhorar as coisas, a ACO sempre foi reticente em entregar os campeonatos à FIA, e esta a não organizar um Mundial, preferindo campeonatos paralelos na Europa - a Le Mans Series - e na América, a American Le Mans Series. Contudo, isso não impediu que ao longo da década que passou se construísse uma enorme rivalidade entre a Audi e a Peugeot, e agora tivesse atraído mais construtores como a Aston Martin e a Toyota.
Mais se verá neste fim de semana. Mas parece que a Endurance pode estar a caminho de novos tempos áureos...
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