A ronda húngara do WTCC mostrou uma vez mais que a Chevrolet domina as hostes do Mundial de Turismos. O suiço Alain Menu e o francês Yvan Muller foram os vencedores nas duas corridas de Budapeste, onde Tiago Monteiro acabou ambas as corridas nos pontos.
Na primeira corrida, Menu dominou-a, a caminho da sua segunda vitória do ano. Ali, o húngaro Norbert Michelisz levou o público ao rubro, ao lutar pela vitória com o suiço da Chevrolet, acabando por terminar no segundo lugar.
Contudo, essa primeira corrida foi claramente marcada pela épica batalha pelo terceiro lugar, daquelas que fazem do WTCC uma das competições mais interessantes de seguir ao vivo ou pela TV. Ali, um grupo composto por Javier Villa (BMW 320 TC), Gabriele Tarquini (SEAT Leon TDI), Yvan Muller (Chevrolet Cruze) e Robert Huff (Chevrolet Cruze), liderado pelo italiano, que tudo fez para manter a posição, defendendo-se com unhas e dentes, mas o seu perseguidor espanhol só teve paciência até à última volta onde tiveram lugar uma série de movimentações, que culminaram com vários "chega para lá" entre o italiano e o espanhol, com este último a ficar com o lugar mais baixo do pódio e o italiano o sexto lugar final.
Pelo meio, os dois Chevrolet, que antiviram confusão à sua frente e esperaram pelo melhor momento para aproveitarem essa situação. A única coisa que conseguiram foi aproveitar a ligeira saída de pista de Tarquini, com Huff e surpreender Muller, roubando-lhe a posição.
Tiago Monteiro foi um espectador previligiado desta luta pelo terceiro lugar...vista do sétimo, onde terminou, longe do grupo que lutava pelo pódio, mas com margem suficiente para ninguém o incomodar no sétimo lugar.
Na segunda corrida, esta foi interrompida à segunda volta devido a ter começado a chover torrencialmente. Antes disso, Norbert Michelisz e Khristian Poulsen, na travagem para a primeira curva, envolveram-se, com o húngaro, 'desesperado' para agradar aos seus adeptos, a borrar a pintura e acabar com qualquer hipótese de obter novamente um bom resultado. Voltou à pista, mas terminou na 15ª posição.
No recomeço, Gabriele Tarquini passou para primeiro, mas depressa o maior poderio dos Chevrolet permitiria a Yvan Muller, primeiro e Robert Huff, depois, passar Tarquini, que caiu dessa forma para terceiro, lugar onde terminou.
Lá na frente, Yvan Muller, depois de ter ascendido de oitavo para quarto até à interrupção da corrida, após o reinício passou o holandês Tom Coronel e viu o seu companheiro de equipa na Chevrolet, Alain Menu bater forte e perder uma roda, chegando depois à liderança, onde ficou até ao final. Atrás, Robert Huff ofereceu à Chevrolet nova dobradinha, após ter partido de 12º, enquanto que Tarquini era terceiro.
Já Tiago Monteiro, o piloto da Seat
lutou o tempo todo pelo quarto lugar com o Volvo de Robert Dahlgren, o BMW de Tom Coronel e o Seat de Michel Nykjaer. O sueco acabou por ser penalizado com um drive trough, ao mesmo tempo que o português andou a trocar posições com Nykjaer, até que o pneu do SEAT do dinamarquês explodiu, sobrando para Monteiro o quinto lugar, atrás de Coronel, apesar de ainda ter sido fortemente pressionado por outro BMW, o de Franz Engstler, a quem faltou apenas 0.076 segundos para bater Monteiro. Tipico de WTCC...
No final do fim de semana hungaro, Tiago Monteiro manifestou a sua satisfação por ter conseguido pontuar, mesmo com um carro inferior em termos de potência aos Chevrolet: "Numa pista onde os nossos adversários eram claramente mais fortes foi importante somar pontos para as contas do Campeonato. Espero na próxima ronda já poder estar ao volante do novo SEAT 1.6 Turbo que este fim de semana teve o seu verdadeiro teste em pista", afirmou.
O WTCC volta dentro de duas semanas, no circuito checo de Brno.
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