quinta-feira, 9 de junho de 2011

A troca de correspondência sobre a polémica barenita

Um bom motivo de leitura nesta tarde - pelo menos para mim - foi a troca de correspondência entre a FIA e a FOTA que a entidade comandada por Jean Todt disponibilizou para consulta pública. O caso do GP do Bahrein, que foi recolocado no calendário na passada sexta-feira, como sabem, deu sarna para se coçar e criou reações por parte de pessoas insuspeitas, como Bernie Ecclestone, que defendeu que se calhar, o melhor seria cancelar a corrida. Quando na semana passada defendia precisamente o contrário...

Na carta para a FIA escrita esta terça-feira, Eric Boullier e Martin Whitmarsh, representando a direção da FOTA, justificaram a razão para o qual não concordam com a decisão da entidade máxima do automobilismo mundial por ser "irrealista" e isso causa perturbações na logística das equipas. "Queremos chamar a atenção de que uma extensão da temporada de 2011 para dezembro é incomportável para a vasta maioria do pessoal envolvido nas equipas, pois entra em conflito com os planos internos marcados para o mês em questão", escreveram.

Para além disso, a questão dos regulamentos não pode ser menosprezada. "Queremos chamar a atenção para os artigos 65, 66 e 198 do Código Desportivo Internacional que define os prazos para a publicação dos calendários (art.198) bem como a modificação das datas e os locais dos eventos (arts. 65 e 66) onde o constentimento de todas as partes é requerido", afirmaram.

A FIA respondeu esta tarde com Jean Todt numa carta em três pontos a afirmar que neste tipo de situações, o Pacto de Concórdia tem prioridade em relação aos regulamentos da FIA, que a questão do GP do Bahrein está na agenda desde o passado dia 8 de março e que quem elabora o calendário é o representante dos direitos comerciais, leia-se, Bernie Ecclestone. E que "o delegado da Comissão da Formula 1, no qual as equipas estão representadas, aprovou a norma que vocês mesmos estão a contestar agora".

Contudo, Jean Todt abre a porta a futuros entendimentos: "Contudo, a FIA tem como prioridade a realização sem problemas do campeonato e está atenta aos interesses das equipas, querendo resolver os problemas de maneira construtiva. Sendo assim, ouvi as vossas objeções de última hora e pedi ao representante dos direitos comerciais - Bernie Ecclestone - para rexaminar a sua proposta de calendário para ser de novo submetido ao Conselho Mundial", respondeu.

Assim sendo, parece que ambos os lados querem descalçar a bota de forma a que ninguém perca a face. E ainda por cima, nesta guerra surda entre Bernie Ecclestone e Jean Todt, com o baixinho octogenário a aproveitar esta situação para se colocar ao lado dos construtores, defendendo o cancelamento do GP barenita, em mais uma "manobra cataventistica", deixando mal Jean Todt e marcar pontos noutros casos onde Todt está a patrocinar, como os regulamentos dos motores para 2013, no qual Ecclestone parece torcer o nariz, aproveitando a oposição de Luca de Montezemolo.

Veremos quais são os próximos capítulos. Mas agora já sabemos quais são as intenções de ambos os lados.

Sem comentários: