Apesar do meu fim de semana agitado, onde ando a ver as 24 Horas de Le Mans ao mesmo tempo que ajudo um amigo meu a mudar de casa, consegui ver por acaso - estavamos num café e esse amigo meu, sabendo que adoro Formula 1, nem se atreveu a chatear-me - a qualificação do GP do Canadá.
Foi uma qualificação, direi... demasiado tranquila para a reputação do Circuit Gilles Villeneuve. As unicas faiscas vieram de Pedro de la Rosa, que como sabem, caiu ali à paraquedas em substituição de Sergio Perez - ainda bem que não foi como no caso de Ricardo Zunino em 1979, fala-se que procuraram o piloto pelos altifalantes. No caso do piloto quarentão, tocou duas vezes na parede... e continuou! Como isso tinha acontecido no inicio do Q1, tinha visto o primeiro sinal de que aquilo iria ser uma qualificação aborrecida...
E essa qualificação iria ser tão aborrecida que o "poleman"... foi o mesmo! Sebastien Vettel foi o melhor. Sexta pole-position em sete corridas, mas desta vez teve a concorrência dos Ferrari de Fernando Alonso e Felipe Massa, que conseguiram intrometer-se entre os Red Bull, pois Mark Webber conseguiu o quarto melhor tempo, na frente das duplas McLaren-Mercedes: Lewis Hamilton foi quinto, na frente do Mercedes de Nico Rosberg, depois o segundo McLaren de Jenson Button, na frente do veterano Michael Schumacher, na frente dos Renault de Nick Heidfeld e Vitaly Petrov, que fecharam o "top ten".
Em relação aos Ferrari, o que se diz é que estão bem afinados para esta pista. Amanhã poderiam fazer uma gracinha... se não soubessemos que chovesse na hora da corrida. E quanto aos outras marcas, se poderia esperar um pouco mais dos McLaren, a Mercedes até esteve um pouco melhor que o normal, o que pode ser dar esperanças para amanhã.
No caso das equipas novas, ou as mais novas no pelotão da Formula 1, ficaram todas no lugar do costume, ou seja, ainda na Q1. Mas o mais curioso disto foram duas coisas: ver Vitantonio Liuzzi ser melhor do que os Virgin de Timo Glock e Jerome D'Ambrosio, e o piloto belga a ficar de fora dos 107 por cento na qualificação. Mas os organizadores aparentemente irão autorizar a entrada do belga na corrida pois anda com um chassis de reserva, depois de bater no dia anterior. Mas o fato de um dos Virgin ficar fora da zona dos 107 por cento, demonstra até que ponto o chassis de Nick Wirth é tão mau e que fizeram bem o dispensar. Temo que seja mais um ano desperdiçado para eles...
Para fechar, a prova canadiana tem aquilo que considero uma "combinação astrológica rara": a prova canadiana terá duas zonas de DRS, ou asa móvel, se quiserem - e vai ser a primeira corrida assim - e provavelmente será a primeira vez que veremos estes carros com pneus Pirelli à chuva. Sabendo como se descascam rapidamente no seco, como será à chuva?
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