sexta-feira, 10 de junho de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 7, Canadá (Treinos)

Com a Formula 1 a atravessar o Atlântico e a ir ao que é, provavelmente, o seu destino mais popular, o Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, e com a possibilidade forte de chuva no dia da corrida, existem expectativas em ver como se comportariam os carros neste circuito complicado, e ao mesmo tempo, excitante.

E as sessões de treinos de hoje mostraram novos protagonistas e alguns incidentes dignos de nota. Nico Rosberg e Fernando Alonso foram os melhores em cada uma delas, na primeira sessão, ambos ficaram na frente dos seus companheiros de equipa, respectivamente Michael Schumacher e Felipe Massa. Na segunda sessão, a tendência inverteu-se, com Alonso a ser mais veloz que Sebastian Vettel e Felipe Massa.

Mas esses tempos ficaram ensombrados com a noticia de que o mexicano Segrio Perez se sentiu indisposto após algumas voltas e Peter Sauber decidiu substitui-lo pelo espanhol Pedro de la Rosa, dado que o piloto de reserva, Esteban Gutierrez, estava indisponivel para guiar (segundo se conta, estava a fazer um exame de História na Faculdade). Antes disso, Perez tinha marcado o 11º tempo na primeira sessão de treinos.

Também na primeira sessão de treinos, Sebastian Vettel tornou-se o primeiro piloto a ler o aviso "Bienvenue au Quebec" de uma forma indevida. Por outras palavras, o atual campeão do mundo bateu no "Muro dos Campeões", o primeiro a bater este ano e o último de uma longa lista de pilotos que ao longo da História do GP canadiano já bateram ali, quer seja nos treinos ou na corrida.

Na segunda sessão, mais dois incidentes: primeiro Kamui Kobayashi, que bateu na Curva 4, danificando fortemente o seu carro e obrigando à interrupção dos treinos pela primeira vez nessa sessão durante dez minutos. Pouco depois, este recomeçou mas perto do seu final, o Virgin do belga Jerome D'Ambrosio bateu no mesmo lugar do que o japonês, danificando o seu bólide e obrigado á interrupção da sessão por mais cinco minutos.

Depois dos três primeiros, ficaram os McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button, muito perto um do outro, veio o Force India de Paul di Resta e o segundo Red Bull de Mark Webber. Os Renaults de Vitaly Petrov e Nick Heidfeld, bem como o Williams de Rubens Barrichello, completaram o "top ten".

Pedro de la Rosa, que correu durante o dia com o assento de... Sergio Perez, foi o 18º na tabela de tempos, um pequeno feito, dado que não corria desde setembro do ano passado. O espanhol de 40 anos esteve na frente dos dois Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher, que estavam mais preocupados em encontrar uma afinação para amanhã, e ficou na frente dos Virgin e dos Hispania. Jerome D'Ambrosio, por causa do seu acidente, nãzo conseguiu fazer um tempo suficientemente bom para passar dos 107 por cento, mas eventualmente isso poderá ser corrigido na qualificação de amanhã. Veremos.

Sem comentários: