segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A busca por dinheiro de Kamui Kobayashi

Kamui Kobayashi vai ficar sem lugar para correr no final desta temporada, depois de três temporadas na Sauber, e as perspectivas para 2013 são sombrias para o piloto japonês de 26 anos. Extraordinariamente popular, pela sua postura em pista, os fãs estão de uma certa maneira desiludidos pelo facto de ele não seguir para outra equipa na próxima temporada, embora se fale de que ele poderá ser terceiro piloto de uma equipa, antes de tentar a sua sorte em 2014.

Sobre isso, Kobayashi sempre disse que o dinheiro foi mesmo um grande obstáculo para poder continuar na categoria máxima do automobilismo. "Para Sauber esta é a minha última corrida, mas para mim eu acho que é diferente. Todos parecem realmente muito preocupado, mas no momento eu não estou, pois tenho trabalhado duro para conseguir patrocinadores", acrescentou.

Contudo, para além de procurar através das vias habituais, Kobayashi está a aproveitar a sua enorme popularidade para fazer algo diferente: uma espécie de "crowdfunding", onde pede uma verba aos seus fãs para que este possa arranjar lugar na Formula 1 em 2013. E lançou na sexta-feira um site sobre isso, o http://www.kamui-support.com/.

Segundo contou esta tarde Taki Inoue no seu Twitter, em apenas quatro dias, o site conseguiu angariar mais de 450 mil euros de apoio vindos dos seus fãs, o que é algo avassalador. 

Mas Kobayashi não é um piloto normal: não tem empresário, não tem casa na Europa - prefere ficar em hotéis enquanto viaja - e sempre foi pago para correr, logo, nunca teve grandes patrocinadores atrás dele. Mas com a sua popularidade e o pódio no Japão, este ano, poderá mudar as coisas.

O chato é que está apenas escrito em japonês...

3 comentários:

Paulo Gouvêa Jr. disse...

é impressionante que o melhor piloto japonês que já passou na F1, não tenha aidna tido um apadrinhamento de alguma gigante montadora nipônica! O Kazuki Nakajima, é mediano perto dele e sempre teve apoio da Toyota, só pelo sobrenome e não pelos feitos.. uma pena...

Felipe Maciel disse...

Nem acho que seja ingenuidade da parte daqueles que buscam através do site arrumar um meio de oferecer ao Kamui dinheiro para ficar na F1. A ingenuidade deles, na verdade, reside em fazer o site todo em japonês.

Será que não têm noção da simpatia que muitos têm com o Kobayashi? Se oferecessem uma versão do site em inglês, certamente haveria muito mais apoio surgindo de vários lugares do mundo.

Ainda assim seria improvável reunir a quantia de grande patrocinadores, mas se aproximaria muito mais do objetivo.

Alex disse...

O Koba é super simples mesmo, ele deve achar que só tem fãs no Japão, dado que o site de "crowdfunding" estar todo em japonês. Sony, Nintendo, Panasonic, tio Bernie, alguém ajuda o cara!