Mesmo depois de ter mostrado pela final da tarde a imagem de que Sebastian Vettel passou Jean-Eric Vergne numa zona onde a bandeira verde estava agitada e com o DRS ligado, surgiram dúvidas sobre se ele passou sobre bandeira verde, pois nessa imagem que coloquei, era da terceira volta, altura em que Vettel ultrapassou o Marussia do francês Charles Pic, e a história da ultrapassagem de Vettel a Vergne ainda estava rodeada de dúvida.
Esta noite recebo uma imagem no Twitter do @kikostone - acima colocada - que me mostra que a ultrapassagem foi feita em zona de bandeira verde. E a seguinte mensagem: "foi na volta 4 e foi no limite, VET campeão".
Para reforçar a ideia, surgiu esta noite o artigo sobre este caso no site ultrapassagem.org, escrito pelo Sandro Pimenta, onde conta em detalhes que a ultrapsssagem do piloto alemão é feito de forma legal e numa zona autorizada para fazê-lo. E há ainda um filme e uma imagem em gif. que mostra que a bandeira naquela zona é verde, nos momentos que antecedem a ultrapassagem.
E lá também se coloca o regulamento em relação a bandeiras e luzes, do qual transcrevo para aqui:
4.1.2 Bandeiras de sinalização a serem utilizadas em postos de observação:
b) bandeira amarela:
Este é um sinal de perigo e deve ser exibido aos pilotos em duas maneiras com os seguintes significados:
- Acenar um bandeira: Reduza a velocidade, não ultrapassar e esteja preparado para mudar de direção. Existe um perigo do lado ou parcialmente na pista.
- Acenar duas bandeiras: Reduza a velocidade, não ultrapasse e esteja preparado para mudar de direção ou parar. Existe um perigo que bloqueia a via em parte ou totalmente.
Bandeiras amarelas normalmente deve ser apresentado apenas nos postos de fiscalização imediatamente antes do perigo. Em alguns casos, no entanto, o Diretor de Prova pode solicitar que sejam mostrados em mais postos de fiscalização que antecedam o acidente. Não é permitido ultrapassagens entre a primeira bandeira amarela e a bandeira verde apresentada após o incidente.
4.2 Sinais de luz
Luzes podem ser utilizados para complementar ou substituir as bandeiras vermelhas, amarelas, verdes, azuis e brancas. Quando as luzes forem utilizadas em um evento deverão ser descritas no regulamento suplementar e os seguintes requisitos devem ser respeitados.
b) bandeira amarela:
Este é um sinal de perigo e deve ser exibido aos pilotos em duas maneiras com os seguintes significados:
- Acenar um bandeira: Reduza a velocidade, não ultrapassar e esteja preparado para mudar de direção. Existe um perigo do lado ou parcialmente na pista.
- Acenar duas bandeiras: Reduza a velocidade, não ultrapasse e esteja preparado para mudar de direção ou parar. Existe um perigo que bloqueia a via em parte ou totalmente.
Bandeiras amarelas normalmente deve ser apresentado apenas nos postos de fiscalização imediatamente antes do perigo. Em alguns casos, no entanto, o Diretor de Prova pode solicitar que sejam mostrados em mais postos de fiscalização que antecedam o acidente. Não é permitido ultrapassagens entre a primeira bandeira amarela e a bandeira verde apresentada após o incidente.
4.2 Sinais de luz
Luzes podem ser utilizados para complementar ou substituir as bandeiras vermelhas, amarelas, verdes, azuis e brancas. Quando as luzes forem utilizadas em um evento deverão ser descritas no regulamento suplementar e os seguintes requisitos devem ser respeitados.
A ultrapassagem aconteceu em zona de bandeiras verdes e com o DRS - a asa móvel - ligada. Recorde-se que depois dos incidentes de Valencia, a FIA decidiu que em situação de bandeiras amarelas na zona, o DRS estará sempre desligado até que estas deixem de ser agitadas. Aliás a razão pelo qual havia bandeira amarela naquela zona tinha a ver com o despiste de Pastor Maldonado, na entrada da Reta Oposta, que foi levantada nessa terceira volta. O gif. do momento de ultrapassagem de Vettel a Vergne mostra que no momento em que passam pela plataforma onde está o comissário de pista, a agitar não uma bandeira amarela, mas sim, um pouco distinto verde.
Entretanto, sabendo do que se passa, o assessor de imprensa da marca, Luca Colajani, já veio a saber que a Scuderia não tem qualquer planos para recorrer do resultado da corrida junto da FIA, ao contrário do que foi dito no final da tarde na espanhola Cadena COPE. A própria Ferrari deve ter visto as imagens e falado informalmente com a FIA para esclarecer dúvidas, mas esta imagem tira tudo a limpo: Vettel passa Vergne em zona de bandeira verde.
Entretanto, sabendo do que se passa, o assessor de imprensa da marca, Luca Colajani, já veio a saber que a Scuderia não tem qualquer planos para recorrer do resultado da corrida junto da FIA, ao contrário do que foi dito no final da tarde na espanhola Cadena COPE. A própria Ferrari deve ter visto as imagens e falado informalmente com a FIA para esclarecer dúvidas, mas esta imagem tira tudo a limpo: Vettel passa Vergne em zona de bandeira verde.
Da minha parte, o caso está resolvido, e de maneira ainda mais convincente: as ultrapassagens de Vettel são legais, o piloto alemão é tricampeão do mundo de Formula 1.
1 comentário:
Alguns espanhois não souberam lhe dar com a perda e inventaram mil motivos para tentar mudar o resultado fora das pistas. MAs não tem que fazer nada, só confirmar mais e mais o titulo merecido de Vettel.
Enviar um comentário