Quando as coisas não poderiam melhorar, a BBC publica esta noite a noticia de que a Ferrari poderá estar a considerar elaborar um protesto junto da FIA sobre a possível ultrapasagem de Sebastian Vettel a Jean-Eric Vergne sob bandeiras amarelas.
De acordo com o jornalista Andrew Benson, a Ferrari está a recolher imagens de video para saber se existe motivo suficiente para saber se a FIA deixou passar uma situação penalizadora. A acontecer, Sebastian Vettel poderia ser penalizado em vinte segundos, o que poderia fazer baixar para o oitavo posto e fazer com que o título mude de mãos a favor de Fernando Alonso.
E quem está a pressionar a Scuderia a elaborar tal protesto é o próprio... Fernando Alonso. Aliás, esta noite, o próprio emitiu uma frase enigmática no Twitter: "No tengo milagros, Yo hago de las leyes correctas mis milagros. #Samurai"
A noticia é o resultado de dois dias de uma forte corrente em Espanha - para não falar de uma teoria da conspiração... - onde se tenta mostrar que Vettel fez três ultrapassagens sob bandeiras amarelas ao longo da corrida. O alerta foi dado na Sky Sports durante a corrida, no caso em particular de Vettel a Kamui Kobayashi na Curva do Café, que alegadamente foi feito debaixo de bandeiras amarelas. No final da corrida, Martin Brundle, comentador da cadeia de TV britânica, afirmou que na realidade, eram luzes amarelas e vermelhas, sinalizando piso escorregadio, logo, a ultrapassagem era legal.
Só que logo a seguir apareceram mais duas situações duvidosas, nas voltas 3 e 4 da corrida, quando Vettel ultrapassava, respectivamente, Charles Pic e Jean Eric-Vergne. No primeiro caso, provou-se que Vettel passou o francês da Marussia com um comissário de pista a agitar uma bandeira verde. E no segundo caso, após alguma aturada investigação, provou-se que Vettel passou o piloto francês, mas da Toro Rosso, também debaixo de bandeira verde do comissário. Tudo isto ficou provado ontem à noite num post que escrevi a propósito, bem como outro post, mas no site ultrapassagem.org, escrito por Sandro Pimenta.
De acordo com a BBC, a FIA declinou até ao momento comentar sobre o caso, mas não precisa de nenhum protesto formal para tomar alguma decisão neste caso. Segundo o artigo 179, alinea b: "Se em qualquer evento que faça parte do campeonato sancionado pela FIA, um novo elemento é descoberto, independentemente ou não de ter havido uma decisão anterior, aqueles designados pela FIA deverão reunir-se com as partes em conflito para dar as devidas explicações sobre esses novos elementos.
O período desse apelo expira a 30 de novembro do ano em causa, durante o qual esta terá de ser lidada, caso esse exemplo seja determinante para a decisão do campeonato".
Em suma, a Ferrari ou a própria FIA tem até sexta-feira para se pronunciar sobre este caso em particular, que graças a Fernando Alonso e um bando de pessoas que não deixam morrer este caso sem luta, especialmente em Espanha, irá conhecer novos desenvolvimentos. É sinal de que não descansam até resolver tudo. E não importam se o conseguirem "na secretaria".
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