(...) Se alguém falar que Vettel, apenas com 101 Grande Prémios no seu currículo, anda a caminho de bater todos os recordes e de ser um dos melhores pilotos de todos os tempos, a par de Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Ayrton Senna e Michael Schumacher, muitos contestarão essa afirmação. Alguns porque dizem que é muito cedo para se dizer isso, outros dirão que querem ver o piloto noutra equipa, e outros também dirão que querem ver como Vettel se comportará com um carro inferior. Sobre esse último capítulo, posso dar uma simples resposta: ele é superior à média. E como posso dizer isso? Simples: recorro às estatísticas. Mais concretamente, à sua passagem pela Toro Rosso, em 2007 e 2008. (...)
Sei que existem pessoas que ainda não querem acreditar que Sebastian Vettel é um piloto superior à média. Ainda acham que a melhor prova é ele andar a saltar de equipa para equipa, como faz Fernando Alonso ou agora, Lewis Hamilton, e que eles têm tirar o melhor que os carros têm. É certo que o piloto espanhol fez uma grande temporada, semelhante a que Ayrton Senna fez em 1993 com o seu McLaren-Cosworth, por exemplo. Mas ao contrário de Alain Prost, Sebastian Vettel não fez uma temporada burocrática, bem pelo contrário: veio de trás e teve uma excelente parte final, vencendo quatro corridas seguidas e recuperou a desvantagem de quase duas corridas - e aproveitando o acidente de Fernando Alonso no Japão - para ser campeão do mundo pela terceira vez consecutiva.
Mas esta semana, na minha 5ª Coluna, decidi recorrer às estatísticas e lembrar ao resto do mundo que a sua passagem pela Toro Rosso foi algo inigualável, quer antes, quer depois dele. Não foi só aquela vitória em Monza que o colocou nos píncaros: contra um piloto mais experimentado, esmagou a concorrência interna e colocou números que até agora, nenhum dos pilotos que já passou conseguiu sequer aproximar. E não falo do pódio ou da vitória, falo de coisas mais pequenas, por exemplo.
Enfim, cliquem no link e vão lá ler do que estou a falar.
3 comentários:
Ola, acompanho a formula um vivenciando- a desde 1972. para antes disso, recorri a videos, livros, bibliografias, anuarios de estatistica e e outros dados que as estatisticas as vezes enviesam a veracidade, ou mesmo deturpam. Se a inglaterra pode ter Moss como o campeao sem titulo, assim como Moco tambem foi por muito tempo assim reverenciado, e nao digo que nao o é mais, mas, infelismente o mindo dos vivos, ao menos no Brasil, se atentam para os que estao vivos, e feitos e guerreiros evaporam-se na mesma força com que o tempo poēm distancia. Na formula 1 mais moderna, ja houve pilotos que apesar de marcarem mais pontos, nao foram campeoes, como Piquet, ou mesmo o caso do Keke que foi campeao com uma vitoria apenas durante toda a temporada, no principado (acho que e isso).
Chapman, comentara inclusive que nao entendia como estava caminhando o regulamento, porque para ele o certo era o mais rapido vencer... e ser campeã.
Por isso para mim Alonso foi o campeão da temporada, justamente pelos feitos que fez. Fangio, Clarck, Stewart, Hill... nossa... é impenssavel comparar a habilidade, o drive control desses pilotos, ainda que os atuais fiquem 'setapando' o carro durante a volta. Fera? quem viu villeneuve, peterson, depailler que inclusive tem um video no youtb em montreal na chuva... sem controle de tracao e sem abs...dando motor na saida de curva escorregando... e a diferenca entre feras como essas e os deuses do olimpio que foram campeoes na raca, foi a somatoria de sorte e bom senso, a justa medida do risco...calculado. campeoes que nao jogavam adversarios para a grama, nem ultrapassavam pelo lado da pista que nao é permitido. Chega a ser hilario ver pilotos consagrados sendo indagado a respeito de Vettel... em que é preciso falar o que é preciso dizer e não o que realmente pensam. seguirei com mais um comentario
seguindo,
Rubens compartilhou vivencia na Ferrari com schumo, e claro que tem neste, desafeto. Mas ja nao é segredo que tem muito podre para dizer e que 'a força , sim aquela do Dart Vader, o coage a permanecer na sua. Ainda me questiono o porque que o carro de Mark teve constantemente problema de kerz. Na cola de Alonso, veio um outro, um certo Raikonem, que depois de afastado da categoria, volta e fica na briga pelo titulo ate poucas corridas do final. Com uma vitoria! uma é pouco? mas essa é a medida para falar de vettel na tororosso e sua vitoria em monza. Ele é rapido? é. Esta acima da média? sim. é fantastico? não. Fantastico foi nuvolari...esse sim...e sua vitoria no gp da alemanha de 1935. Fantastico é um piloto vencer a tudo, até as adversidades e o favorito. Se o nelsinho piquet e o sr. flavio briatore nao fizessem aquela palhacada, para possibilitar uma eminente vitoria a alonso, Felipe teria sido o campeão naquele ano. ficou a umponto de Lewis... fazendo o que tinha que fazer....vencer. Vettel teve ate sorte na ultima corrida, peimeiro em nao sofrer nenhum dano que irasse sua performance ou tirasse-o da corrida. segundo, quebraram tantos carros, que poderiam se interpor entre ele e a posicao necessaria para o tiitulo que o trabalho fico facil.
Lotus, Willians, Mercedes... foram sumindo da frente...
mas... nao quero reduzir a uma prova. schumacher tem uma estatistica memoravel, e foi para isso que ele veio. quebrar recordes. tirar todos daqui da america do sul, custe o que custar... e custou, para a categoria, uma vaca magra de anos com um categoria divida em duas... ferrari e outras. Sera que alguem acha que ter tirado Hill da corrida foi o correto para ser campeao? é preciso cuidado porque a dois outros nessa berlinda, Alan e Ayrton. A formula 1 de hoje...diverte, mas ha muito tempo vendeu sua alma para o diabo e perder a alma, a excencia que deveria ser sua linha motriz, vencer o melhor. A categoria foi 'montada' para show... com circuitinhos riidiculos ( que maravilha o americano, ate que enfim) pneus que nao devem durar e apetrechos no carro que visam espetaculo. Nada falta para de fato um circo....ah, falta sim, a cartola preta no baixinho que comanda o show.
ah, sobre o Alan, o Prost, tem um episodio muito peculiar. certa vez ele foi chamado para testar ummercedes dtm, aquele do schneider, ele sentou, saiu, deus umas voltas, nao lembro se duas...tres..., e retornou aos boxes. pediu para mexer aqui, ali, na suspensao, alterando tudo, ao que os mecanicos ficaram perplexos,, porque era o setup ideal. iam trocar os pneus e ele disse que nao, ja eram usados, entaosaiu, e baixou em mais de um segundo tempo do schneider.
julio
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