segunda-feira, 1 de abril de 2013

FIA GT: Audi faz dupla, Löeb e Parente sextos

A Audi monopolizou o pódio na segunda corrida da primeira jornada dupla da FIA GT Series, que decorreu na pista francesa de Nogaro, numa prova onde Álvaro Parente e Sebastien Löeb tinham tudo para repetir a vitória, só que um erro de principiante do nove vezes campeão do mundo de ralis os obrigou a cumprir uma penalização, entregando a vitória ao Audi de René Rast e Niki Meyer-Melnhof... por uma hora. A organização decidiu depois penalizar ambos os pilotos em 30 segundos, porque o carro não ficou desligado o tempo suficiente nas boxes.

Corrida debaixo de chuva intensa, esta começou debaixo do Safety Car. E quando recomeçou, Löeb tentou se distanciar de Meyer-Melnhof, mas não conseguiu o suficiente para manter a liderança na altura em que trocaria de lugar com Álvaro Parente. Foi o que aconteceu, com o piloto português a sair para a pista no segundo lugar, atrás de Rast. Quando o tentou passar, o alemão fechou-o, forçando o piloto da McLaren a dar um toque, que o forçou a fazer um pião. 

Pouco depois, Parente é obrigado a fazer um "drive-through" porque Löeb tinha feito uma penalização: tinha tirado os cintos cedo demais... com isto, Parente caiu para o quinto posto, sendo ameaçado pelo Audi do belga Laurens Vanthoor, que fazia uma corrida de recuperação. Após um duelo com o piloto belga, Parente foi superado pelo piloto da Audi, que continuou a subir na classificação até chegar ao terceiro lugar, superando nos metros finais o Mercedes do israelita Alon Day.

No final, foi uma tripla Audi: Rast e Meyer-Melnhof foram os primeiros - e primeiro na categoria Pro-Am - seguido pela dupla Edward Sandstorn e Frank Stippler e a de Laurens Vanthoor e Stephane Ortelli ficaram no lugar mais baixo do pódio. Parente e Löeb terminaram no sexto lugar, na frente do Audi R8 da Novadriver, dos portugueses César Campaniço e Carlos Vieira, que foram também segundos na categoria Pro-Am. Cacá Bueno e Allam Khodair foram oitavos, no BMW Team Brazil. 

Contudo, pouco depois, a organização retirava a vitória a Rast e Meyer-Melnhof devido ao motivo acima referido e entregava a vitória a Sandstorn e Stippler, com todos atrás a subirem um lugar. Por causa da penalização, Campaniço e Vieira tornaram-se vencedores na categoria Pro-Am.

O campeonato FIA GT voltará dentro de três semanas, no circuito belga de Zolder.

Sem comentários: