quarta-feira, 3 de abril de 2013

WSR: A antevisão da temporada e as aspirações de Félix da Costa ao título

Este fim de semana, no Autódromo de Monza, vai começar a World Series by Renault, uma das categorias de acesso da Formula 1. Uma categoria que nos últimos anos tem ganho maior interesse por dois motivos: um geral, pois os custos baixos - cerca de um milhão de dólares por temporada - e o facto de ser uma competição essencialmente europeia faz com que os pilotos sejam atraídos para lá, em vez da GP2, o que faz com que o cartaz seja bastante atraente.

E o segundo motivo, este mais nacional, prede-se com o facto de António Félix da Costa ter este ano uma real oportunidade de disputar - e alcançar - o título da categoria, depois de Álvaro Parente ter alcançado em 2007, ao serviço da equipa Tech 1. E muitos olhos estão em Félix da Costa, que apareceu a meio da temporada passada e conseguiu quatro vitórias nas últimas cinco rondas do campeonato  acabando no quarto lugar do campeonato, não muito longe do campeão, o holandês Robin Frijns, e do francês Jules Bianchi, que este ano está a defender as cores da Marussia na Formula 1.   

O piloto português antevê uma época bastante competitiva, mas não esconde que o seu objectivo passa por “lutar pelo título, mesmo tendo em conta o nível da concorrência, temos reunidas as condições para lutar pelo campeonato e começar já em Monza da melhor forma. A equipa está com muita vontade de vencer, temos uma base de afinação do carro muito equilibrada e a sintonia com o meu engenheiro Chris Gorne é perfeita”, salientou o piloto.

Félix da Costa, que é piloto da Red Bull Junior Team, continuará na Arden Caterham, ao lado do brasileiro Pedro Fantin, naquela que poderá ser a dupla mais interessante de se ver nesta temporada, mas existem outros nomes a ser observados. Um deles é o "rookie" belga Stoffel Vandoorne, da Fortec, que nos últimos testes tem vindo a aparecer no topo das tabelas de tempos. Outro piloto a seguir é o russo Serguey Sirotkin, da ISR, que aos 17 anos, já tem experiência de monolugares, nomeadamente na AutoGP, onde venceu duas corridas e acabou no terceiro lugar do campeonato.

Houve também alguns pilotos que vieram da GP2 e da GP3 para tentarem a sua sorte nesta competição. O holandês Nigel Melker, da Tech 1, está no primeiro caso, enquanto que o filipino Marlon Stockinger e o finlandês Mathias Laine vêm do segundo caso. Até tem pilotos que vieram da Indy Lights (o britânico Oliver Webb) e da Formula 2, como o suiço Christopher Zanella.

A primeira corrida vai ser no sábado à tarde, enquanto que a segunda corrida será no domingo. 

Sem comentários: