O primeiro verdadeiro dia de estrada do Rali da Argentina foi bem emocioneante, apesar de termos os mesmos protagonistas no comando da prova, que foi dividido entre os carros de Sebastien Ogier e de Jari-Matti Latvala. Mas este rali está a ser pródigo em acidentes e outras surpresas dos quais lerão nas linhas seguintes.
Depois de na qunta-feira, Dani Sordo ter sido o melhor no "shakedown" e de Sebastien Ogier ter começado a comandar, logo na especial de abertura, o rali saiu para a estrada com Ogier a ir mais forte na estrada, mesmo a abrir nos troços muito duros.“Ser o primeiro na estrada foi melhor do que esperava”, disse logo no final da segunda classificativa.
Mas atrás, o ambiente era o contrário. O segundo troço foi catastrófico para Ott Tanak, Mads Ostberg e Mikko Hirvonen. Ostberg arrancou uma roda do seu Citroen DS3 WRC e abandonou na hora, enquanto que Hirvonen bateu num muro no sétimo quilometro dessa segunda especial, acabando o rali por ali. A mesma coisa tinha acontecido antes a Ott Tanak, também vitima de acidente. Outro que tinha problemas nesse troço foi Dani Sordo, que veio a rolar devagar durante boa parte desse troço depois de ter problemas de motor.
Na frente, Ogier e Latvala não tinham problemas, lutando entre si pelo comando. E no terceiro troço, o finlandês foi o melhor, com ambos separados por apenas... meio segundo. E o finlandês perdeu o para-choques traseiro depois de um salto! No quarto e último troço do dia, o finlandês dava um ar da sua graça, vencendo e abrindo uma vantagem de 17,7 segundos sobre Ogier. E poderia ter sido bem melhor se Anders Mikkelsen não tivesse tido um problema mecânico no seu carro, pois nessa altura, já era terceiro classificado na geral. Quem ficou no seu lugar foi Kris Meeke, a um minuto e sete segundos de Latvala, enquanto que Mikkelsen caía para o sétimo posto da geral.
Atrás, a catástrofe continuava. Os Hyundai de Thierry Neuville e Dani Sordo ficaram parados no troço e aparentemente, só voltarão à estrada no modo "Rally2". Contudo, o belga apenas caiu para o oitavo posto, a mais de cinco minutos da liderança. Isso deu uma chance a Elfyn Evans, que é o quarto classificado, a três minutos e 48 segundos do comando. Mas não pode ficar distraído, pois logo a seguir, a 0,2 segundos... está Robert Kubica. O piloto da Ford decidiu tomar uma abordagem mais cautelosa e parece que está a compensar neste primeiro dia, sendo o quinto classificado, a cerca de 25 segundos de Martin Prokop.
Nasser al Attiyah e Yuri Protassov fecham o "top ten" deste rali da Argentina, que este sábado continuará a decorrer.
Sem comentários:
Enviar um comentário