quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os salários de pilotos de 2014

Normalmente, isto aparecer lá mais para o fim do ano, mas ver uma coisa destas a meio de agosto é algo de surpreendente, confesso. Mas o que se pode ver, da lista de 2014, é que se fores piloto da Ferrari, terás sempre um contrato chorudo, mesmo que não tenhas um carro fabuloso disponivel. É que os dois pilotos mais ricos do pelotão, em 2014, são precisamente os pilotos da Ferrari desta temporada, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso: 22 milhões de euros cada um, por temporada.

Mas ainda há um terceiro piloto nessa casa: o alemão Sebastian Vettel, que claro, graças aos seus quatro títulos mundiais seguidos, terá de ganhar tanto quanto eles, para evitar que Maranello o atraia para guiar os carros "rossos". Em contraste, Daniel Ricciardo apenas ganha... 750 mil euros. Mas deverá ter clausulas por objetivos, e certamente terá mais alguns milhares no bolso, graças às duas vitórias que têm até agora.

Um pouco atrás na lista está Lewis Hamilton, que recebe da Mercedes 20 milhões de euros nesta temporada, oito milhões a mais do que Nico Rosberg, o atual líder do campeonato. Entre eles está Jenson Button, que recebe 16 milhões da McLaren nesta temporada.

Felipe Massa recebe bem pouco na Williams, apenas quatro milhões de euros. Ainda assim, é mais do que Valtteri Bottas, que recebe um milhão por ano, a par de Kevin Magnussen, o segundo piloto da McLaren. Massa recebe o mesmo valor que Nico Hulkenberg, da Force India, e é um pouco superior ao seu companheiro de equipa, Sergio Perez. Na Lotus, Romain Grosjean e Pastor Maldonado recebem o mesmo: três milhões de euros cada um.

Os pilotos da Caterham são os mais mal pagos: 150 mil euros cada um, é o que recebem o sueco Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi. E claro, para a Caterham, agora com novo dono, isso a´te que é muito bom...

Confira a tabela completa (valores em euros):
  
Fernando Alonso (Ferrari) 22 milhões
Kimi Raikkonen (Ferrari) 22 milhões
Sebastian Vettel (Red Bull) 22 milhões
Lewis Hamilton (Mercedes) 20 milhões
Jenson Button (McLaren-Mercedes) 16 milhões
Nico Rosberg (Mercedes) 12 milhões
Felipe Massa (Williams) 4 milhões
Nico Hulkenberg (Force India) 4 milhões
Romain Grosjean Lotus-Renault) 3 milhões
Pastor Maldonado Lotus-Renault) 3 milhões
Sergio Perez (Force India) 3 milhões
Adrian Sutil (Sauber) 2 milhões
Kevin Magnuseen (McLaren-Mercedes) 1 milhão
Valtteri Bottas (Williams) 1 milhão
Daniel Ricciardo (Red Bull) 750 mil
Jean-Eric Vergne (Scuderia Toro Rosso) 750 mil
Jules Bianchi (Marussia) 500 mil
Esteban Gutierrez (Sauber) 400 mil
Daniil Kvyat (Scuderia Toro Rosso) 250 mil
Max Chilton (Marussia) 200 mil
Marcus Ericsson (Caterham) 150 mil
Kamui Kobayshi (Caterham) 150 mil

Sem comentários: