quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Fernando Alonso sai da Ferrari, Vettel entra

Depois de semanas de especulação, a noticia oficial: a Ferrari e Fernando Alonso decidiram terminar o seu vinculo no final desta temporada, depois de cinco temporadas e dois vice-campeonatos. "A Scuderia Ferrari e Fernando Alonso anunciam que, de comum acordo, eles terminaram seu relacionamento. Fernando Alonso deixa a equipa no final desta temporada, depois de um período de cinco anos, que, quando falta uma corrida para o final, marcou 1186 pontos, conseguiu 44 pódios e 11 vitórias.", começa por dizer o comunicado oficial. Como seria de esperar, o seu substituto foi anunciado minutos depois: é o alemão Sebastian Vettel, vindo da Red Bull, onde alcançou os seus quatro títulos mundiais, entre 2010 e 2013.

"Todos na Scuderia Ferrari Fernando graças por sua grande contribuição, tanto a nível pessoal e profissional", continua.

"No quadro de honra dos grandes pilotos da Scuderia, Fernando Alonso ocupará sempre um lugar especial", começou por comentar o diretor desportivo Marco Mattiacci. "Nós estamos sinceramente agradecidos para o que tem sido uma aventura extraordinária com a Scuderia, quando nos últimos cinco anos, ele esteve por duas vezes tão perto de vencer o campeonato do mundo. Estou certo de que um grande piloto como é Fernando terá sempre o querido Cavalino Rampante ao seu coração e espero também que os fãs da Ferrari vão continuar a mantê-lo em consideração nos seus futuros empreendimentos", concluiu.

"Hoje não é um dia fácil para mim, porque mesmo que eu sempre olhe para o futuro com grande entusiasmo e determinação, no final desta temporada, a minha jornada como piloto da Ferrari chegará ao fim" - começou por dizer Fernando Alonso.

"Foi uma decisão difícil de tomar, mas esta decisão foi cuidadosamente ponderada e no final, o meu amor pela Ferrari teve de ser levada em conta. Eu sempre fui sortudo o suficiente para tomar minhas próprias decisões sobre o meu futuro e eu tenho essa possibilidade agora também. Devo agradecer a equipa, que uma vez mais, entendeu minha posição. Deixo a Scuderia Ferrari depois de cinco anos, durante o qual eu alcancei o meu melhor nível profissional, abordando os principais desafios que me empurraram para encontrar novos limites. Eu também provei ser um verdadeiro jogador da equipa, colocando os interesses da Scuderia acima dos meus interesses", afirmou.

"Sem qualquer sombra de dúvida, estes cinco anos produziram alguns dos melhores momentos da minha carreira e eu também sinto que, ao deixar a equipa, é uma família, em vez de amigos que eu estou deixando para trás. Agora eu vou olhar para o meu futuro", concluiu.

Poucos minutos depois, novo comunicado oficial da Scuderia anunciava que o novo alinhamento da marca em 2015 seria constituída pelo alemão Sebastian Vettel e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

"A Scuderia Ferrari decidiu colocar a sua fé no mais jovem campeão na história da Fórmula 1" - comentou Marco Mattiacci. "Em termos de Fórmula 1, Sebastian Vettel é uma combinação única de juventude e experiência e ele traz com ele aquela sensação de espírito de equipa que irá provar inestimável quando, juntamente com Kimi, eles enfrentar os desafios que nos esperam, como nosso objetivo é estarmos na frente o mais rapidamente possível. Com Sebastian, todos nós compartilhamos uma sede de vitória, bem como o entusiasmo, uma forte ética de trabalho e tenacidade; elementos-chave para todos os membros da Scuderia para escrever juntos um novo capítulo de vitórias na história da Ferrari", concluiu.

"A próxima etapa da minha carreira de Fórmula 1 será com a Ferrari e para mim isso significa que o sonho de uma vida se tornou realidade", começou por dizer Sebastian Vettel. "Quando era criança, via o meu ídolo Michael Schumacher naquele carro vermelho, e agora é uma honra incrível por ter finalmente a chance de dirigir uma Ferrari. Eu já tive uma pequena amostra do que significa o espírito Ferrari, quando consegui a minha primeira vitória em Monza, em 2008, montado num motor do cavalo rampante, construído em Maranello. A Scuderia tem uma grande tradição no automobilismo e estou extremamente motivado para ajudar a equipa a regressar ao topo. Eu vou aplicar-me totalmente para fazer isso acontecer", concluiu.

Sem comentários: