sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

A foto do dia

Jacky Ickx deve ter sido dos pilotos mais versáteis do seu tempo. A sua carreira foi longa e variada, desde a Formula 1 e à Endurance, passando pelo "rally-raid", vencendo o Paris-Dakar, algo incomum, mas que demonstra uma carreira longa. E também carrega a "medalha" de ser dos poucos que viveram essa época e sobreviveram para contar a história.

Deve ser das fotos que mais gosto. É o final das 24 Horas de Le Mans de 1981, numa foto tirada por Bernard Cahier. Ver aquela multidão depois de 24 horas de luta contra aquele carro, o Porsche 936, vencer o cansaço, as condições atmosféricas, apesar de partilhar a condução com Derek Bell deve ser a melhor das recompensas que poderá ter. Naquele ano, Ickx e Bell venciam juntos pela segunda vez, e ainda venceriam mais uma vez, no ano seguinte, no novo modelo 956. Colocando-nos na posição dele, ver aquela gente toda deverá ser a melhor recompensa que poderá ter por todo o trabalho que teve até ali. Para a consagração do vencedor.

Jacky Ickx foi um vencedor em todos os sentidos. Faltou apenas o Mundial de Formula 1, e esteve perto de o vencer em 1970, após a morte de Jochen Rindt, em Monza. Mas mesmo ele, após este tempo todo, afirma que o título ficou bem entregue ao piloto austríaco. No final, o que queria, conseguiu: uma carreira longa e vitoriosa. E do qual saísse vivo dela, para receber as devidas recompensas.

Sem comentários: