quinta-feira, 16 de abril de 2015

A foto do dia (II)

Esta foto foi tirada algures em 1980, a temporada em que a Williams alcançou o primeiro dos seus sete títulos mundiais. A foto, agora pertencente à Sutton Images, mostra o aniversariante do dia, Frank Williams, e a pessoa que permitiu sair do buraco em que estava, Patrick Head.


Frank Williams sempre adorou o que fazia, e foi por isso que passou dez anos a lutar para chegar ao topo. Quando o conseguiu, foi com a ajuda de Patrick Head, um engenheuro que trabalhava na March quando se conheceram em 1976, pouco depois de Williams ter sido despedido da sua equipa, comprada por Walter Wolf. No meio disto tudo, compraram um March, começaram a construir um carro e encontraram os patrocínios sauditas que os iriam salvar da situação em que estavam. Foi com esse dinheiro que construíram o FW06 e o FW07, que os colocaram no topo e depois no caminho das vitórias, e depois, do título mundial.

Williams mostrou-nos que a persistência compensa. Mesmo com a travessia do deserto, mesmo depois, quando um acidente no sul de França ter paralisado do pescoço para baixo, em 1986, a equipa não parou, nem baixou os braços. Conseguiu os melhores negócios e foi até dpeois disso que passou apor um período de domínio, especialmente quando tiveram os motores Renault V10, entre 1989 e 1997, onde venceram títulos de construtores de 1992 a 1997, excepto o de 1995, que foi para a Benetton.


Hoje, quando comemora 73 anos de vida, poderemos dizer que grande parte da Formula 1 é o que é devido a ele. Faz parte do mobiliário, mesmo que saibamos que ele sofre com as debilidades devido à sua condição, e que por causa disso, entregou a gestão do dia a dia à sua filha Claire. Aos poucos e poucos, está a desligar-se da sua gestão, mas nunca está muito longe das boxes e das garagens. Afinal de contas, isto foi a sua vida, e vai sê-lo até ao último dos seus dias.

Assim sendo... Feliz Aniversário, Tio Frank!

Sem comentários: