No meio de todos estes acidentes no Brickyard, lembrei-me da temporada de 1992, onde os acidentes nos treinos para essa corrida foram particularmente atribulados. E não falo só do acidente que Nelson Piquet sofreu e que praticamente terminou com a sua carreira no automobilismo, falo também de um jovem piloto filipino que tentou a sua sorte na América, depois de ter sido campeão da Formula Atlantic no primeiro ano, de Jovy Marcelo.
A 15 de maio de 1992, Marcelo, guiando o Lola-Cosworth da Euromotorsports, tentava a sua sorte e marcar um tempo que o permitiria entrar na grelha de partida da corrida quando perdeu o controle do seu carro e embateu fortemente na parede, tendo morte imediata. tinha 27 anos e aquele era apenas a sua quarta corrida na CART. Era a primeira morte em dez anos, e durante quatro, até Scott Brayton, iria ser a última fatalidade no Brickyard.
O inquérito descobriu depois que ele sofreu uma fratura na base do crânio e isso apressou a implementação de medidas de segurança, essencialmente, a implementação do sistema HANS (Head and Neck Support) que impede os pilotos de não sofrer tanto com as desacelerações. Mas até lá, teve de haver mais acidentes fatais, um deles o de Dale Earnhardt para que se entendesse o que significa uma fratura na base do crânio e o que isso significa para a vida dos pilotos. A desaceleração brusca é fatal.
Só espero que esta recordação não seja o indicio de nada...
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