Nelson Piquet Jr. aguentou as pressões dos concorrentes e venceu o primeiro título da Formula E, conseguindo bater Sebastien Buemi e Lucas di Grassi. O piloto da China Racing terminou a corrida no sétimo posto, após uma qualificação desastrosa, onde partiu do 16º posto. Sam Bird foi o vencedor da corrida, aproveitando a penalização de Stephane Sarrazin.
As coisas começaram primeiro nos treinos, quando a instabilidade meteorológica colocou Stephane Sarrazin na pole-position, seguido por Loic Duval e Jerôme D'Ambrosio, com Sebastien Buemi no sexto posto e Nelson Piquet Jr dez posições mais atrás, na 16ª posição. Lucas di Grassi não tinha sido muito brilhante, pois tinha sido o 11º na grelha.
Com a luta pelo título ao rubro entre três pilotos, restava saber qual deles é que iria ser mais feliz, pois apenas treze pontos separavam o primeiro do terceiro lugar. Para Sebastien Buemi, bastava ser sexto classificado para ser campeão... desde que Piquet não pontuasse.
Com tudo isso em jogo, a corrida começou com Piquet a ganhar quatro lugares, enquanto que Buemi subiu para o quinto lugar. Di Grassi subiu dois lugares, para o nono lugar. Na frente, Sarrazin conseguiu manter a liderança, enquanto que Jerome D'Ambrosio consegui passar Loic Duval. Atrás, o brasileiro da China Racing afastava-se dos da frente, conseguindo perder cinco segundos em menos de cinco voltas.
Na quinta volta, Leimer e De Silvestro tocaram-se e um dos pedaços caiu na pista, causando confusão, mas sem consequências. Mas duas voltas depois, Sakon Yamamoto bateu na travagem para Curva 2 quando tentava passar Jarno Trulli, e arrastou-se na pista. As bandeiras amarelas foram agitadas, mas nada de Safety Car. Na décima volta, Nick Heidfeld foi para as boxes para tentar trocar de carro, e Di Grassi ganhou uma posição, enquanto que Piquet Jr continuava fora dos pontos. A seguir, Vergne (que era nono), era penalizado, e Piquet entrava nos pontos.
Na volta 15, os pilotos pararam para trocar de bólido, com Piquet a ficar na pista por mais duas voltas. Mas na saída, Buemi faz um pião na curva 2 e perdeu tempo, com Di Grassi logo atrás do suiço. Na frente, Sarrazin está na frente de Duval e Bird, enquanto que Piquet saia da pista no décimo posto, pressionado por Nicolas Prost. Nesta altura, Buemi era campeão por quatro pontos sobre Piquet (143 contra 139), mas o suiço nessa altura tinha a volta mais rápida. Pouco depois, Oliver Turvey tinha conseguido a volta mais rápida e a diferença tinha sido reduzida para dois pontos. Ao alcance de Piquet, que bastava passar um piloto e fazer a volta mais rápida.
Na volta 19, Fábio Leimer bateu no muro numa das chicanes e o Safety Car foi obrigado a entrar na pista. Ele ficou por duas voltas, para que os comissários tirassem o carro do suiço da Virgin, e quando voltou a corrida, Piquet estava atrás do seu companheiro de equipa, Oliver Turvey. Na frente, Bird era agora o segundo, enquanto que Duval caia para quarto, passado por D'Ambrosio.
Na volta 23, Piquet passou para nono, atrás do mexicano Salvador Duran, mas logo a seguir, o brasileiro passou para o oitavo lugar, o que daria o campeonato para o brasileiro... por um ponto. E ele estava imediatamente atrás de Buemi e Di Grassi. O suiço da e.dams reagiu e tentou passar Bruno Senna, o quinto, mas conseguiu defender-se.
Na frente, Bird estava a pressionar Sarrazin para a liderança, enquanto que atrás, Senna defendia-se de Buemi. O britânico tentou passar na penultima volta, mas sem sucesso, enquanto que Buemi tentou tudo para passar o sobrinho de Ayrton Senna, mas aguentou.
No final, Stephane Sarrazin aguentou os ataques de Sam Bird - e o carro "a seco" - para vencer a corrida, mas os comissários aplicaram uma penalização de 49 segundos por excesso de energia, dando a vitória ao piloto britânico, com D'Ambrosio e Duval nos outros lugares do pódio. Todos subiram uma posição, com Buemi a ser quinto, Di Grassi sexto e Piquet sétimo, mas o piloto brasileiro a ser o campeão, com um ponto de diferença: 144 contra 143 pontos do piloto suíço, num final absolutamente emocionante. Lucas di Grassi acabou em terceiro, com 133 pontos.
Sem comentários:
Enviar um comentário