O primeiro dia do Rali da Finlândia mostrou que os Volkswagen estão imparáveis nos velozes troços finlandeses, com Jari-Matti Latvala a conseguir uma vantagem curta, mas interessante, sobre Sebastien Ogier. E ambos já conseguiram outra vantagem maior sobre os seus adversários, nomeadamente os Citroen de Kris Meeke e Mads Ostberg. E eles se destacam, com outros a não terminar, devido a acidentes, como Ott Tanak, Haydon Paddon e Anders Mikkelsen, entre outros.
Mas para começar a falar do filme do primeiro dia, começamos com o final do dia anterior, onde Mads Ostberg foi o mais veloz no shakedown, conseguindo bater os Volkswagen por meros... 0,4 segundos, pois Anders Mikkelsen foi o segundo mais veloz. Esta sexta-feira começou com Latvala a "entrar a matar", disposto a vencer em casa. Vencendo a especial de abertura, superou Kris Meeke por 0,9 segundos, enquanto que Sebastien Ogier foi apenas o quarto, batido pelo Ford de Ott Tanak. "Não foi fácil encontrar o ritmo", começou por dizer o piloto francês, mas que "não há muita terra solta e por isso não se perde tanto a 'limpar' a estrada", explicou.
Nas classificativas seguintes, Ogier conseguiu impor o seu ritmo e conseguiu passar Latvala para ficar com o comando do rali. Na primeira passagem por Päijälä, de 23,56 quilómetros, o francês foi o melhor e assumiu o comando do rali, com uma vantagem de 0,8 segundos sobre Jari-Matti Latvala. Ott Tanak foi o terceiro, a 3,8 segundos do vencedor, mas... teve um toque numa pedra e houve danos no seu carro. "Estraguei tudo. Entrei demasiado depressa, saí largo, bati numa rocha e parti o amortecedor esquerdo da frente do carro", comentou. O estónio acabaria por continuar, efentuando as necessárias reparações.
Chegados ao mitico troço de Ouninpohja, de 34,39 quilómetros... e 75 saltos, Ogier conseguiu ser o mais veloz, batendo Latvala por 0,8 segundos, enquanto que Ostberg era o terceiro, a 3,8 segundos. Kris Meeke veio a seguir, mas já tinha problemas nos seus amortecedores. "Há qualquer coisa de errado. Parece que a transmissão deixou de funcionar. Aconteceu nos últimos sete o oito quilómetros. Penso que só temos três rodas motrizes", contou o piloto.
Pior ficou o piloto da Ford, Elfyn Evans: "Saímos mais largo ainda perto da partida e batemos numa pedra. Durante um bocado estava tudo bem mas depois (a suspensão traseira direita) partiu-se", Nessa altura, era sexto a tinha perdido mais de dois minutos para Ogier. Quem também estava a passar por um mau bocado era Robert Kubica, que mesmo sendo o oitavo classificado, sofria com todo o tipo de problemas: um sensor no diferencial que falhou, a falta de travão de mão e um furo, e depois o alternador do seu Ford que tinha deixado de funcionar. "Não sei até quando vamos continuar", desabafava.
No final da manhã, o troço de Himnos foi importante por causa do acidente sofreido por Anders Mikkelsen, que causou estragos no seu carro, mas ambos sairam de lá ilesos. No troço, Ogier foi melhor do que Latvala por meio segundo. "Apesar de ser um troço pequeno, por vezes é dos difícieis porque é preciso entrar no ritmo rapidamente", contou Ogier.
A tarde começou com a segunda passagem por Päijälä, com a chuva a fazer a sua aparição e fazendo com que Kris Meeke a ser o mais veloz, ganhando tempo a Ogier e a ficar a 3,3 segundos do piloto francês... apesar de ter queixas sobre "uma forte vibração" no seu carro. A seguir, passaram pela segunda vez pelo mitico troço de Ouninpohja, onde Jari-Mari Latvala entrava na história do Rali da Finlândia por ter sido o piloto mais veloz na história desse troço. Ao ser mais veloz, ficou com o comando do rali, conseguindo uma vantagem de 2,1 segundos, depois de ter sido o mais veloz do troço por 5,4 segundos.
No final do dia, Latvala consolidou a liderança vencendo com mais um segundo de vantagem sobre Ogier e passando essa vantagem para 2,6 segundos. Kris Meeke é o terceiro, e o melhor dos não-Volkswagen, com uma desvantagem de 24 segundos sobre o piloto francês. O britânico tem uma vantagem de dez segundos exatos sobre o seu companheiro de equipa, Mads Ostberg, enquanto que o quinto classificado, Thierry Neuville, já está a uns distantes um minuto e 49 segundos da liderança, mais... três segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, o espanhol Dani Sordo.
Juho Hanninen foi o sétimo, na frente do Ford de Martin Prokop, enquanto que Esapekka Lappi é o melhor dos WRC2, no nono posto, e Ott Tanak é o melhor Ford, no décimo posto. O rali da Finlandia continua amanhã.
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