domingo, 13 de setembro de 2015

As imagens do dia


Em qualquer fim de semana de corrida, é habitual vermos na paisagem automobilística e motociclistica pilotos da Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Espanha e Brasil nas provas internacionais. Habituamo-nos a isso, mas este fim de semana vimos algo anormal, pelo menos para este país à beira-mar plantado. Se ontem aplaudimos o terceiro lugar de António Félix da Costa em Oscherschleben, em mais uma corrida do DTM, hoje celebramos a vitória de Tiago Monteiro numa das corridas do WTCC, em Motegi, enquanto que horas depois, em Misano, Miguel Oliveira conseguiu o segundo lugar na prova da Moto3, no mesmo dia em que foi anunciado como piloto da alemã Leopard Racing, que no ano que vem vai correr na Moto2 e que está este ano na Moto3 com o atual lider do campeonato, o britânico Danny Kent.

Há uns tempos, em junho, quando o Miguel Oliveira venceu em Misano, lembro-me de pessoal a perguntar se não era a primeira vez de sempre que se ouvia o hino português. Disse logo que sim... e não. Sabia que era uma estreia na Moto3, mas em termos de automobilismo fartou-se de ouvir o hino nacional em corridas de categorias de formação. Até no Mónaco, em 2007, quando um certo Álvaro Parente venceu lá a corrida à frente de um alemão chamado Sebastian Vettel... mas isto é para verem até que ponto que é raro ouvir o hino português, apesar dos feitos de pilotos como o Tiago Monteiro, o António Félix da Costa, o Filipe Albuquerque, o Álvaro Parente... e estes são os mais recentes.

Ao ver este fim de semana fantástico para as cores portuguesas, começo a pensar que parece o trabalho de formação rendeu frutos, quer no motociclismo, quer no automobilismo. E é um pais mais pequeno do que as potencias automobilísticas que conhecemos, e não há tanto dinheiro para os apoiar como há nessas potencias automobilísticas. Não temos uma Galp que dê 50 milhões num piloto qualquer para correr na Formula 1, por exemplo. Mas isto é um fim de semana feliz do qual poderemos não ver tão cedo, mas para quem vive o automobilismo todos os dias, não deixo de sorrir para este dia.

Espero que o lembremos por muitos e bons anos, mas desejo que se repita o mais depressa possível.

Sem comentários: