terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Conheçam o sucessor de Bernie Ecclestone

O Luis Vasconcelos é um excelente "insider" na Formula 1 que vale a pena sempre lê-lo, pois tam sempre algo que vale a pena, especialmente na Autosport portuguesa (e nem sabia que escrevia para o site Grand Prix). Então, nesta semana, escreve que Bernie Ecclestone tem finalmente o seu sucessor, e que vai passar o testemunho de forma lenta e gradual. E quem seria essa pessoa? Ora, nada mais, nada menos do que... Niki Lauda!

Ele escreve sobre isso na edição da semana passada da Autosport portuguesa, afirmando o que os faz tão parecidos.

"Apesar de terem estilos bem diferentes, uma característica que os distingue da maior parte dos comuns mortais: são negociadores implacáveis, capazes de assumirem todos os riscos para conseguiram o que pretendem. A forma como Niki Lauda colocou de pé duas companhias aéreas [Lauda Air e a Niki], contra ventos e marés, acabando por os vencer com grande lucro, às suas rivais depois de as ter batido no mercado, diz bem da sua capacidade (...)

De facto, é verdade: Lauda fez a primeira companhia aérea em 1979, após a sua primeira retirada da Formula 1, aos 30 anos de idade. A companhia aérea fazia voos charter para algumas paragens turisticas, como a Tailândia, cobrindo rotas que a Austrian Airlines, a companhia de bandeira, não fazia. Contudo, ele não diz que Lauda foi corrido da sua companhia aérea em 1999, quando os restantes acionistas tomaram conta da maioria do seu capital, e mais tarde, venderam-na à Austrian Airlines, que a absorveu.

No caso da Air Niki, uma "low-cost", ele rebatizou com o seu nome em 2003, depois de comprar as operações da Aero Lloyd Austria. Pouco depois, fez uma aliança com a Air Berlin, que virou fusão em 2011, altura em que ele vendeu a sua parte e foi para a Mercedes como consultor.

Ele fala também sobre o desastre do voo 004 da Lauda Air, que aconteceu em maio de 1991, quando o Boeing 767ER voava sobre a Tailândia, e que foi causado por uma falha eletrónica num dos reversores do motor. E isso ficou notoriamente conhecido pelo envolvimento pessoal de Lauda neste caso.

"Mas foi a postura de Lauda depois do acidente à saída de Banguecoque a 26 de maio de 1991 que mostrou que tipo de líder o austríaco é em momentos difíceis. Quando se chegou à conclusão que tinha sido uma falha técnica a causar a queda do Boeing 767 - o reator esquerdo inverteu o seu sentido de funcionamento em pleno voo - a empresa americana garantiu que os pilotos poderiam ter resolvido a situação com treino adequado, enfurecendo Lauda.

Piloto experiente, Lauda tentou por 15 vezes salvar um avião em situação semelhante no simulador da Boeing, sem sucesso, mas como a marca americana continuava a recusar a culpa pelo acidente, convocou uma conferência de imprensa para anunciar que se a Boeing estava convencida que era possível evitar um acidente depois de um reator inverter o sentido de funcionamento, estava disponível para fazer a experiência, com dois pilotos da Boeing, nos dias seguintes. 


A reação da Boeing foi imediata, aceitando as culpas pela queda do voo 004 e colocando um ponto final em oito extenuantes meses de discussões técnicas e judiciais com a empresa austríaca".

Se quiserem ver a história desse acidente aéreo, aconselho a ir ao Youtube e ver o episódio que o "Mayday: Air Crash" faz sobre ele. E Lauda está bem presente.

Sabendo que muitos tem conhecimento dos interesses da Mercedes, nada garante que ele não irá fazer regulamentos que beneficiem o construtor alemão, por exemplo. Mas segundo aquilo que Luis Vasconcelos conta, parece que as relações entre ele e Toto Wolff são longe de serem calorosas...

"Para quem conhece o temperamento ferozmente independente de Niki Lauda, tem sido interessante ver como o veterano austríaco tem sido capaz de suportar repartir responsabilidades no seio da Mercedes com Toto Wolff. É claro que o tricampeão do mundo nunca teve intenções de gerir a equipa de Brackley sete dias por semana, dez horas por dia, necessitando de alguém que fizesse o trabalho no terreno, mas Lauda não tem apreciado tanto a forma como Wolff tem assumido cada vez mais protagonismo no seio da equipa.

Aliás, na fase final de 2015 foi notório o incomodo de Wolff por ver a generalidade dos jornalistas procurar Lauda no final dos treinos e das corridas, deixando-o falar com dois ou três colegas de origem germânica.  Como Lauda não aceitou as instruções que o diretor de comunicação da equipa lhe tentou impor - tentar dar ordens a Lauda é mesmo uma tarefa inglória... - Wolff acabou por optar por deixar marcar um horário para falar à imprensa aos domingos, o que motivou alguns comentários sarcásticos do antigo campeão do mundo quando tinha Wolff ou o diretor de comunicação da Mercedes por perto. Para evitar rumores, os dois austríacos encenaram em Abu Dhabi uma "reconciliação", dando as mãos em pleno "paddock" à frente dos fotógrafos, para gáudio de todos os que assistiam à cena.

Nada moldado para fazer parte de estruturas hierarquizadas, Lauda em tem Hamilton e Rosberg os seus dois grandes defensores no seio da Mercedes, mas tem incomodado regularmente os restantes gestores da equipa, ao ponto de muitos pensarem que seria um alivio vê-lo partir, pois não se dão bem com o seu estilo franco e direto, mas que consideram brutal.

Lauda, por seu lado, começa a ficar cansado de se ver imiscuido em discussões politicas para as quais não tem a mínima paciência e tem aumentado a sua participação em negócios externos à Foirmula 1, preparando o terreno para uma rápida saída da Mercedes ao longo de 2016. Mas a possibilidade de trabalhar com Ecclestone é mais atraente que voltar à industria aérea
[apesar de recentemente ter comprado outra companhia aérea, esta de aluguer de jatos privados] e começa a interessar verdadeiramente o austríaco".

Conhecendo o "background" de ambos, diferem bastante: Lauda nasceu num "berço de ouro" em 1949, em Viena, dezoito anos depois de Ecclestone, nascido em classe operária em Londres. Ecclestone foi piloto por algum tempo, comprou a Connaught em 1958, antes de passar uma década fora do meio, regressando em 1969 como "manager" de outro austriaco, Jochen Rindt. No ano em que Bernie compra a Brabham, em 1971, é o mesmo da estreia de Lauda como piloto, na March. E até trabalharem juntos na Brabham, em 1978, Lauda vence dois títulos pela Ferrari e sobrevive a um acidente que quase o mata, em Nurburgring.

Não foi uma grande parceria: duas vitórias em 1978 e uma saída pela porta pequena, no final de 1979. Mas a amizade ficou.

O problema disto tudo é o seguinte: Ecclestone tem 85 anos e não parece querer abrandar tão cedo. É certo e sabido que mais tarde, mais cedo, vai ter de abdicar. Mas Lauda, a caminho dos 67 anos, não é a pessoa mais saudável do mundo. E não falo apenas nas queimaduras na cara do seu acidente em 1976, ou dos pulmões que nunca ficaram como dantes. É que ele já sofreu um transplante renal há mais de dez anos, e um desses rins (doado pelo irmão) já falhou, sendo substituído por um doado pela sua segunda mulher. Portanto, tal reinado nunca seria de longo prazo.

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