sábado, 23 de janeiro de 2016

WRC 2016: Ogier consolida a liderança em Monte Carlo

O terceiro dia do Rali de Monte Carlo pode estar praticamente decidido por causa dos acidentes que colocaram de fora Kris Meeke e Jari-Matti Latvala, deixando Sebastien Ogier praticamente sozinho e a gerir a distância, a caminho da sua quarta vitória no rali de Monte Carlo. O piloto da Volkswagen tem um avanço de quase dois minutos sobre Anders Mikkelsen, com Thierry Neuville a ser o terceiro, quando faltam três classificativas para o final do rali.

O dia de hoje começou com especiais bem longas, como a de Lardier et Valenca – Faye 1, com os seus 51.55 quilómetros de extensão. Aqui, Ogier partiu ao ataque, tenando deixar os seus adversários bem longe, conseguindo 10,6 segundos sobre Meeke e alargando a sua liderança. Quem também aproveitou bem foi Thierry Neuville, que fez o terceiro melhor tempo e subiu ao quarto posto, em troca com Anders Mikkelsen.  “O troço estava muito escorregadio, tinha mais gelo do que esperava, Vamos tentar continuar assim”, disse Ogier.

Em contraste, Jari-Matti Latvala perdeu 31,1 segundos, pois decidiu não atacar por causa do gelo que estava presente em algumas partes do troço. “Não corri riscos e estou contente com o que fizemos. A diferença é grande mas isto é o Monte Carlo”, comentou.

A decima especial viu Anders Mikkelsen a reagir à perda do lugar com uma esxcelente décima especial, onde com pneus de pregos calçados, conseguiu 43,9 segundos de vantagem sobre Ogier. “Claro que tínhamos os melhores pneus neste troço. Penso que ganhámos tempo na descida, pois tinha bons pneus e ataquei. Em termos globais não se se foi a melhor escolha”, disse Mikkelsen.

Meeke foi apenas o quarto, a 54 segundos do piloto norueguês. “Deixei escorregar um pouco o carro e demos um ligeiro toque. Foi uma especial incrivelmente difícil. Depois da ligeira saída, perdi um pouco a confiança” disse, explicando o atraso.

O inglês conseguiu vencer na 11ª especial, a segunda passagem por  Lardier et Valenca – Faye, mas conseguiu recuperar apenas 3,4 segundos a Ogier. Meeke comentou depois que: “Estou na minha, é difícil ler a estrada há muito gelo negro e este é mais um Monte Carlo traiçoeiro, mas estamos na luta…” Foi nesta altura em que Jari-Matti Latvala se despistou e quase atropelou um fotógrafo, danificando o eixo dianteiro e atrasando-se em quase dois minutos. E os estragos foram tão grandes que não alinhou no inicio da 12ª especial.

Aqui, na segunda passagem por St Léger Les Mélèzes – La Bâtie Neuve, os Hyundai foram os melhores, conseguindo os três primeiros lugares da geral, e Thierry Neuville o melhor deles, seguindo por Hayden Paddon e Dani Sordo. Neuville foi o quarto, mas o grande destaque dessa especial foram os problemas sofridos por Kris Meeke, que passou por cima de uma pedra, danificando a caixa de velocidades e acabando por abandonar.

Após isto, Ogier decidiu gerir a vantagem, dando a vitória de novo a Thierry Neuville um Hyundai. O piloto francês ficou a 35 segundos do belga e ficou em segundo, com Anders Mikkelsen a ser o terceiro, mas a subir para o segundo lugar da geral, graças às desistências de Latvala e Meeke.

No final, Ogier tem uma vantagem de um minuto e 59 segundos sobre Mikkelsen, com Thierry Neuville a ser o terceiro, a dois minutos e 12 segundos, não muito longe do norueguês da Volkswagen. Os três estavam cada vez mais distantes de Mads Ostberg, o melhor dos Ford, mas a mais de quatro minutos da liderança.

Stephane Lefebvre é a grande surpresa em Monte Carlo com o quinto posto, e agora o melhor dos Citroen, na frente de Bryan Bouffier, no seu Ford. Ott Tanak é o sétimo, também num Ford, com Dani Sordo a ser o oitavo, no segundo Hyundai. A fechar o "top ten" ficaram Elfyn Evans, o melhor dos WRC2, e o alemão Armin Kremer, num Skoda.

O rali de Monte Carlo termina amanhã, com três especiais na zona do Col de Turini.

Sem comentários: