segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Apresentações 2016: o Sauber C35

Até hoje, só faltava uma equipa mostrar o seu chassis para a temporada 2016, e essa equipa era a Sauber. Pois bem, o C35 foi hoje apresentado na sua sede em Hinwill, na Suiça, com algo mais do que a manutenção da dupla de pilotos e mais alguns patrocinadores, como fez na semana passada. Baseado no chassis anterior, o carro da Sauber segue a tendência da Formula 1 nesta temporada, que é o de continuidade, por causa das modificações para 2017 que os carros irão sofrer.

Contudo, Mark Smith, o diretor técnico da equipa, afirmou que apesar das aparências, houve muitas mudanças no chassis deste ano. “Para o desenvolvimento do Sauber C35-Ferrari, mudamos um pouco a filosofia de como desenvolvemos o carro aerodinamicamente. Parece pouco, mas o impacto sobre o desenvolvimento do carro é muito significativo. Ao olhar para o Sauber C35, nota-se uma grande evolução”, afirmou o engenheiro.

Monisha Kalterborn, a diretora da marca, afirmou que o grande objetivo da marca é de se consolidar no meio do pelotão, ao lado da Toro Rosso ou da Force India. "Nós queremos claramente melhorar. Obviamente, esta é a posição que nós gostaríamos de alcançar. Mas, para começar assim, é importante começar a se estabelecer no meio do pelotão. Só então é que vamos nos concentrar em posições individuais”, começou por comentar.

Sobre os seus pilotos, Kalterborn elogia-os pela sua competência. “Ambos entregaram uma boa primeira temporada para nós. Falando sobre Marcus e Felipe, eles cometeram alguns erros. E eles aprenderam com isso. Agora, eles vão ter de mostrar como vão seguir trabalhando com seus respectivos talentos e ganhar experiência”, disse.

Quanto aos pilotos, o brasileiro Felipe Nasr vai para a sua segunda temporada na Formula 1 de forma cautelosa em relação aos seus objetivos para 2016. “É difícil para mim prever quantas posições nós estamos atrás das equipas de ponta nesta temporada e onde vamos conseguir alinhar na grelha de partida. Vamos colocar inovações na pista, da mesma forma que nossos concorrentes. É quase impossível fazer qualquer previsão nestas circunstâncias. Toda a equipe tem trabalhado duro para explorar áreas do carro que podem ser melhoradas”, começou por declarar.

É por isso que estou confiante de que fizemos progressos. A temporada vai mostrar em quais posições nós vamos conseguir fazer isso”, comentou o brasileiro de 23 anos.

O sueco Ericsson, por sua vez, vai para sua terceira temporada na Formula 1, e a segunda como piloto da Sauber começou por comentar “A luta por posições na grelha está a ficar cada vez mais acesa”, salientou. “Mas estou convencido de que, com o novo carro, vamos dar um passo em frente para que possamos terminar nos pontos com maior consistência e com nossas próprias forças. No ano passado, tivemos um bom começo. Na segunda metade da temporada, foi mais difícil para nós marcar pontos. Nesta temporada, gostaria de nos ver na briga por pontos e lutando em um nível onde a velocidade é decisiva. Sei o quanto todos em Hinwil estão trabalhando duramente nesse sentido”, concluiu.

O novo carro irá começar a andar nos segundos - e últimos testes - da temporada, que vão acontecer de novo em Barcelona. 

Sem comentários: