sábado, 6 de fevereiro de 2016

Formula E: Sam Bird o melhor em Buenos Aires, Félix da Costa terceiro

Sam Bird foi o melhor na qualificação da Formula E que aconteceu esta tarde nas ruas de Buenos Aires, na frente do e-dams de Nicolas Prost e do Aguri de António Félix da Costa. Na primeira qualificação de 2016, esta ficou marcada pelos vários incidentes que colocaram alguns pilotos nos muros de proteção, entre eles Loic Duval, Bruno Senna e Salvador Duran, o novo companheiro de equipa de António Félix da Costa. Sebastien Buemi, o líder do campeonato, não bateu no muro, mas sofreu um pião que o colocou no fim da grelha de partida.

A qualificação teve uma dúvida até momentos antes desta se realizar. O francês Jean-Eric Vergne sofreu uma intoxicação alimentar e andou ausente das sessões livres, mas recuperou a tempo de correr esta qualificação, embora acabasse a fazer um tempo relativamente modesto: 15º na grelha, apenas atrás dos pilotos que não marcaram tempo ou que bateram. 

No primeiro grupo, os Venturi deram conta do recado, com Stephane Sarrazin a conseguir o melhor tempo, com 1.09,236, seguido por San Bird, no seu Virgin. Mike Conway, o novo recruta da equipa, que substitui Jacques Villeneuve, conseguira o terceiro melhor tempo, a pouco menos de quatro centésimos de segundo do seu companheiro de equipa (1.09,602).

No grupo 2, o grande momento aconteceu quando Sebastien Buemi perdeu o controlo do seu carro e fez um pião, perdendo tempo e não conseguindo fazer uma marca que lhe permitiria ir à "superpole". Ali, Nicolas Prost fez o melhor tempo, 

Para o terceiro grupo, constituído por Nelson Piquet Jr, Senna, Duran e Robin Frijns, ficou marcado pelos acidentes do mexicano da Aguri e do brasileiro da Mahindra, que acabaram por fazer com que se mostrassem as bandeiras vermelhas na pista, para poderem retirar os carros dela e fazer as devidas voltas. Foi nessa altura em que Simona de Silvestro foi para as boxes, mas fez mal uma curva e arrancou a asa traseira e a sua roda traseira-esquerda... a baixa velocidade! 

No Grupo 4, com Lucas di Grassi, António Félix da Costa, Oliver Turvey e Jerôme D'Ambrosio, o melhor foi o piloto português da Aguri, que conseguiu um tempo de 1.09,381 segundos, garantindo a sua vaga para a "superpole", ao lado de Nicolas Prost, Mike Conway, Stephane Sarrazin e Sam Bird.

Na fase final da qualificação, Conway foi o primeiro a entrar na pista, mas o tempo não foi bom: 1.12,391. Sam Bird veio logo a seguir, fazendo 1.09,420 e sendo o melhor até então. Depois veio Prost, mas apenas conseguiu 1.09,751 e ficou com o segundo tempo provisório. Quando foi a vez de Félix da Costa sair à pista e fazer o tempo, acabou com 0,01 segundos atrás de Prost, ficando com o terceiro lugar da grelha.

Com isto, Bird conseguiu a sua primeira pole do ano, mas a e-dams não anda longe. Se não há Buemi, há Prost, e o piloto português consegue aqui a sua melhor qualificação da temporada até agora, numa pista que é "fétiche" para ele. A corrida vai acontecer mais logo.

Sem comentários: