Algumas horas antes do McLaren MCL32, a Ferrari mostrou ao mundo o seu chassis de 2017, o SF70-H, batizado em honra dos 70 anos da fundação da marca. Em Maranello, com todo o executivo da Ferrari presente, o carro foi mostrado ao mundo numa transmissão em direto pela Internet.
Com as alterações regulamentares, o carro é bem diferente do de 2016, mas a Scuderia foi um pouco mais longe, colocando não só a barbatana dorsal, como também um pequeno apêndice traseiro antes da asa traseira. E para além disso, nos flancos laterais, há um desenho diferente da concorrência, afirmando eles que desenhado 'em harmonia com a estrutura dianteira do monolugar".
Em relação ao motor, apesar de não ter mudado muita coisa, houve componentes que foam revistos, no sentido de melhorar a sua eficiência, uma vez que têm como diretor técnico Mattia Binotto, que é responsável pelos motores da marca.
“São várias as diferenças entre este projeto e as Ferrari dos últimos anos. O bico alongado e a asa em forma de flecha são consequência do regulamento, assim como a barbatana e os elementos na região da entrada de ar dos sidepods, que também tem um desenho incomum para ficar em harmonia com a dianteira", disse Binotto.
"Também redesenhamos a entrada de ar do motor. O layout da suspensão também foi atualizado, mas segue sendo push-rod na frente e pull rod na traseira. As porcas foram redesenhadas para facilitar o trabalho dos mecânicos na troca de pneus. Por fim, como consequência do esperado aumento de ritmo desse ano, os sistemas de direção hidráulica e freios foram reforçados”, concluiu.
Para Maurizio Arrivabene, o novo carro transmite-lhe um sentimento de orgulho pelo facto de toda a gente se ter dedicado a desenvolvê-lo desde o projeto até ao produto final.
"É sempre emocionante ver uma nova Ferrari. Para mim é algo especial, pois estou muito envolvido na Fórmula 1", começou por dizer. "Olhando para o carro, acho que o esforço, dedicação e paixão que se uniram para fazer isso acontecer. É o resultado do esforço da equipe e estou muito, muito orgulhoso", concluiu.
Já Kimi Raikkonen evitar criar altas expectativas para saber como é que o seu carro vai comportar na pista, e como é que estarão em relação à concorrência, por causa dos resultados decepcionantes que tiveram no ano passado, e também por causa das mudanças regulamentares em termos de chassis e aerodinâmica.
“Uma vez que pegarmos os carros novos e formos à pista, obviamente teremos muitas regras diferentes, então temos que esperar para ver. Não faz sentido especular com uma mudança tão grande, então espero que estejamos onde merecemos”, afirmou o finlandês, campeão do mundo em 2007.
"Há coisas positivas com certeza, como a forma que nosso trabalho vem sendo feito recentemente. Todos trabalhamos juntos, mesmo que os resultados não sejam sempre o que queremos. Mas eu vejo muitas coisas boas do time e, claro, em 2017 espero estar onde gostaríamos. Claro que seria muito mais divertido para todos nós", concluiu.
Já Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, adotou um discurso prudente, afirmando que quer acreditar que estes carros são mais velozes do que em 2016. “Caso um funcionário me diga que nosso carro é quatro segundos mais veloz em relação ao do ano interior, eu não tenho opção a não ser acreditar nele”, comentou.
O carro foi logo depois para a pista de Fiorano, no sentido de fazer o seu primeiro "shakedown", para depois ir a Barcelona, para os primeiros testes da temporada.
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