Elegante. É provavelmente a primeira palavra que se pode dizer sobre o novo Mercedes W08, o carro que Lewis Hamilton e Valtteri Bottas irão guiar em 2017, que foi apresentado no inicio desta tarde em Silverstone. Não tem uma barbatana pronunciada, como tem outras equipas - à excepção da Williams - mas o carro mostra uma "aleta dorsal", sem perder a linha.
Depois de um "shakedown" de amanhã, no circuito inglês, o W08 mostrou-se ao mundo, e parece que não há grandes mudanças: para além das que se esperavam devido aos novos regulamentos, parece que não há nada de relevante num bólido que venceu tudo desde 2014, três vezes com Lewis Hamilton, uma com Nico Rosberg, no final do ano passado, e logo a seguir decidiu pendurar o capacete.
O tricampeão do mundo está animado por ver a sua nova máquina em pista: "Primeiro, é tão animador ver essa coisa ganhar vida. O pessoal está trabalhando nos túneis de vento, estamos juntando partes mais rápidas do protótipo”, começou por dizer.
“Fiz o molde do assento no inverno, e então ver nestes últimos dias o carro a aparecer pronto... de alguma forma, eles juntaram tudo na perfeição — algumas coisas precisam ser trabalhadas, mas isso é normal", continuou.
Depois do "shakedown" do carro, o britânico confessou não saber muito sobre como é que o carro se vai comportar com as novas regras.
"Os limites do carro é que são o grande ponto de interrogação. Qual o limite do carro? Qual o limite dos pneus? O carro vai sair de frente, de traseira? Vai travar? Então é isso o que você precisa fazer, descobrir o quão rápido pode andar antes de, de fato, correr. É isso o que vamos fazer em Barcelona, lá iremos saber. Vamos descobrir se os pneus na classificação servem para uma, duas ou mais voltas. Vamos fazer simulações de corrida, às vezes duas num dia, com pit-stops — e já que os pneus são maiores e pesados, então o pessoal vai se esforçar mais", brincou.
Já Valtteri Bottas, o novo recruta da Mercedes, elogiou as linhas elegantes do novo carro e está ansioso em entrar nele, para poder experimentá-lo.
"É um grande dia para mim. Pilotar uma Mercedes pela primeira vez é muito especial para mim, já faz algum tempo que estou esperando por isso. Já estava me preparando com os engenheiros para esse teste, e também para a pré-temporada”, começou por dizer.
“Eu gosto de como o carro é limpo, mas mantendo um grande número de detalhes. Na asa traseira, nas laterais, na frente... Todos os detalhes e o desenvolvimento que foi feito. O carro parece bom, mal vejo a hora de pilotar", continuou.
Em relação ao facto do carro não ter a dita "barbatana de tubarão", do qual apenas a Williams não seguiu a tendência, Bottas relativizou: “Isso [a barbatana] não é uma necessidade, pelo menos não agora. As equipes estão agora a lançar os carros, são várias abordagens, mas tenho certeza de que a equipa tomou uma boa direção”, comentou.
“Fiz o molde do assento no inverno, e então ver nestes últimos dias o carro a aparecer pronto... de alguma forma, eles juntaram tudo na perfeição — algumas coisas precisam ser trabalhadas, mas isso é normal", continuou.
Depois do "shakedown" do carro, o britânico confessou não saber muito sobre como é que o carro se vai comportar com as novas regras.
"Os limites do carro é que são o grande ponto de interrogação. Qual o limite do carro? Qual o limite dos pneus? O carro vai sair de frente, de traseira? Vai travar? Então é isso o que você precisa fazer, descobrir o quão rápido pode andar antes de, de fato, correr. É isso o que vamos fazer em Barcelona, lá iremos saber. Vamos descobrir se os pneus na classificação servem para uma, duas ou mais voltas. Vamos fazer simulações de corrida, às vezes duas num dia, com pit-stops — e já que os pneus são maiores e pesados, então o pessoal vai se esforçar mais", brincou.
Já Valtteri Bottas, o novo recruta da Mercedes, elogiou as linhas elegantes do novo carro e está ansioso em entrar nele, para poder experimentá-lo.
"É um grande dia para mim. Pilotar uma Mercedes pela primeira vez é muito especial para mim, já faz algum tempo que estou esperando por isso. Já estava me preparando com os engenheiros para esse teste, e também para a pré-temporada”, começou por dizer.
“Eu gosto de como o carro é limpo, mas mantendo um grande número de detalhes. Na asa traseira, nas laterais, na frente... Todos os detalhes e o desenvolvimento que foi feito. O carro parece bom, mal vejo a hora de pilotar", continuou.
Em relação ao facto do carro não ter a dita "barbatana de tubarão", do qual apenas a Williams não seguiu a tendência, Bottas relativizou: “Isso [a barbatana] não é uma necessidade, pelo menos não agora. As equipes estão agora a lançar os carros, são várias abordagens, mas tenho certeza de que a equipa tomou uma boa direção”, comentou.
E em relação a regras de conveniência, isto é, hierarquia e ordens de equipa, Toto Wolff quer evitar polémicas como as que surgiram no ano passado entre Hamilton e Rosberg, especialmente depois do sucedido no GP da Áustria. “Queremos que continuem a evoluir em benefício da equipa, os pilotos e os espetadores. O conceito básico está em prática e talvez possamos alterar alguns detalhas mas não adotar regras complexas”, começou por afirmar.
“Temos de ver como a época começa [sobre se o carro for ou não dominador em 2017]. Talvez seja completamente diferente em termos da dinâmica entre os pilotos e a dinâmica com as outras equipas. Mas o conceito básico vai manter-se o mesmo, sim”, acrescentou.
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