sábado, 13 de maio de 2017

Formula E: Buemi vence no Mónaco

Sebastien Buemi foi o grande vencedor do ePrix do Mónaco, batendo o brasileiro Lucas di Grassi por menos de um segundo. O alemão Nick Heidfeld ficou com o lugar mais baixo do pódio, enquanto que António Félix da Costa conseguiu ficar no nono lugar com o seu Andretti, voltando a pontuar depois de três corridas de ausência.

Depois de Sebastien Buemi ter conseguido a pole-position poucas horas antes, na frente de Lucas do Grassi - a luta entre estes dois parece ser a tendência deste campeonato - a partida para as 51 voltas desta corrida nas ruas do Principado aconteceu sem incidentes, com o suíço a manter a liderança perante o brasileiro da Abt. Atrás, Nick Heidfeld conseguiu fazer uma boa partida e ficar no quinto posto.

O primeiro incidente de corrida aconteceu na quinta volta, quando Sam Bird tocou no guard-rail na segunda curva da Piscina, entortando o eixo traseiro e acabando por ali a sua corrida. O seu companheiro de equipa, José Maria Lopez, não fez melhor: trocou as asas e atrasou-se na classificação.

Contudo, na volta 21, perto da troca de carros, é que ocorreu o incidente mais importante: na luta pelo terceiro lugar, entre Nelson Piquet Jr. e Jean-Eric Vergne, ambos os carros tocaram-se na Chicane do Porto, com o francês a levar o pior, pois bateu no guard-rail e fez sair o Safety Car. Quem aproveitou tudo isto foi Nick Heidfeld, que pulou para o terceiro lugar, e não sairia mais dali.

A troca de carros não levou a alterações significativas, e Di Grassi tentou aproximar-se de Buemi. Mas o suíço da e.dams controlava tudo e mantinha uma distância suficiente para que o brasileiro não tentasse nada, e ainda por cima, a estreiteza do traçado também ajudava nisso.

Na última parte, Buemi aguentou os ataques de Di Grassi, com Heidfeld a ser o terceiro, já bem distante dos dois primeiros. Contudo, o piloto suíço conseguiu aguentar as investidas do brasileiro da Abt, especialmente na última volta, quando o piloto da Abt tentou ultrapassar pela última vez. Mas não resultou.

Assim sendo, Buemi venceu pela quarta vez, com Di Grassi a ser segundo e Heidfeld a ficar com o lugar mais baixo do pódio. Com este resultado, o campeonato virou uma disputa a dois entre ambos os pilotos, mesmo sabendo que Buemi faltará à rodada dupla de Nova Iorque. Nelson Piquet Jr. foi o quarto, na frente de Maro Engel.

No campeonato, Buemi tem agora 101 pontos, com Di Grassi a seguir, com 89 e Nicolas Prost é o terceiro, com 46 pontos. A próxima corrida será dentro de uma semana, nas ruas de Paris.

Sem comentários: