"- Jimmy disse que você era o único a quem ele temia em um carro de corridas.
- Sr. Clark, Jimmy nunca temeu ninguém.
- Sim. Ele temia, ele me disse isso muitas vezes".
Este diálogo aconteceu entre James Clark e Dan Gurney a 9 de abril de 1968, na pequena localidade de Chirnside, na Escócia. Jim Clark, o filho de James, morrera dois dias antes, e Gurney, como seu amigo, veio prestar os respeitos à familia e assistir ao funeral. Gurney contou anos depois que esteve à beira das lágrimas. Era o melhor elogio que poderia ouvir dele, e infelizmente. só o soube no funeral do seu amigo.
Clark e Gurney devem se ter cruzado algures em 1960. O americano estava desiludido com a sua temporada na Ferrari - segundo conta Nigel Roebuck, ganhava "apenas 163 dólares por mês para guiar Formula 1 e Sportscars" - enquanto que Clark começava a correr pela Lotus, uma opção pela sua carreira e claro, vida.
Ambos correram ao longo de oito temporadas. Gurney por equipas como BRM, Porsche, Brabham e a "sua" Eagle, clark fiel a Colin Chapman. Mas houve ocasiões em que correran juntos: na América, nas 500 Milhas de Indianápolis. Gurney correu com os Lotus entre 1963 e 1965, antes de construir a sua All American Racers, sem grande sorte.
Aliás, foi Gurney que convenceu o patrão da Lotus a tentar a sua sorte com os seus carros de motor traseiro, pois em troca, em caso de vitória, teria um prémio chorudo à sua espera. Foi o que aconteceu em 1965, com Clark.
Se ele nunca desconfiou do elogio do escocês, deveria ter ficado com as antenas em alerta, quando ele comentou o desafio da Car & Driver para o ter como candidato presidencial. Clark, na altura, disse que "adoraria que ele fosse presidente, pois assim não teria de correr contra ele na Europa".
Mas a rivalidade era nas pistas. Fora delas, respeitavam-se e tinham uma boa amizade.
1 comentário:
Grandes pilotos, Jim meu primeiro e eterno idolo. Dan um bota e sempre um dos meus favoritos.E 1965 quando não passava corridas na TV (só liamos nas revistas), certa vez vi em um programa de TV, o filme de uma corrida de F1, extra campeonato, na Inglaterra. Jim Clark lidera e ganha a primeira bateria por quase 20 segundos sobre Gurney. Na segunda bateria Gurney cola em Clark e os dois vão juntos naquele duelo. Jim podia deixar Dan Gurney passar e segui-lo de perto e garantir a vitória, pois Dan estava com pneus melhores naquela parte da prova. Mas Jimmy não era assim, era um "racer", e queria vencer na pista. No duelo, em uma das curvas, Jim encontra oleo na pista, escapa, atravessa um gramado e vai bater em um barranco. Carro destruido, joelho machucado e uma das poucas derrotas na pista em 1965. Eu tinha 13 anos e tenho a imagem do duelo, Gurney caçando Jim, Jim saindo reto e batendo, até hoje. Dois grandes idolos, entre os maiores de todos os tempos. EMILION KOHN 66 anos, fã da F1 desde 1963 quando Jim Clark dizimou a concorrencia.
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