terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Formula 1: Sirotkin na Williams

Agora é oficial: o russo Serguey Sirotkin, de 23 anos, será piloto da Williams na temporada de 2018, no lugar de Felipe Massa. Ele vai correr ao lado do canadiano Lance Stroll, enquanto que o polaco Robert Kubica será piloto de testes e desenvolvimento da marca, fazendo alguns treinos livres de sexta-feira ao longo da temporada.

Depois de um extenso processo de avaliação de pilotos, fico feliz por ter finalizado a nossa dupla para 2018, e estou ansioso para ver o que a próxima temporada nos traz. Nós precisamos de tempo para avaliar todas as opções disponíveis, e estou confiante de que o Lance e o Sergey podem oferecer os melhores resultados à equipa. A filosofia da Williams sempre foi promover e desenvolver jovens talentos e o Sergey encaixa-se diretamente nesse ethos. Temos uma dupla de pilotos talentosa para o ano de 2018, e estamos confiantes que vamos ter bons resultados para a equipa”, disse Claire Williams, a patroa da equipa.

Realizámos um rigoroso e exaustivo processo de avaliação de pilotos. Em última análise, o Sergey impressionou a equipa com o seu ritmo de pilotagem e talento, o feedback técnico e a ética de trabalho, tanto na fábrica, quanto na pista, nos treinos em Abu Dhabi. Estou muito satisfeito por ele se juntar à Williams. Temos uma dupla emocionante para 2018, que acreditamos nos ajudará a maximizar o potencial do FW41”, finalizou Paddy Lowe, diretor técnico da Williams.

Estou feliz e orgulhoso por me juntar a uma equipa tão famosa como a Williams. Tive de trabalhar muito para chegar aqui e estou mesmo muito feliz e agradecido a todos os que me ajudaram. O resultado de todo o nosso esforço combinado ajudou-me a cumprir o meu sonho. Deixo aqui a garantia à equipa que podem confiar em mim, porque me vou esforçar ao máximo”, disse Sergey Sirotkin.

Aos 22 anos de idade (nasceu a 27 de agosto de 1995 em Moscovo), começou a correr em monolugares na Formula Abarth italiana em 2010, passando depois para a AutoGP, em 2012, depois de ter vencido na temporada anterior na série europeia da Formula Abarth, aoi serviço da Jenzer Motorsport. Em 2013 foi para a Formula Renault 3.5, onde foi quinto classificado na temporada seguinte, antes de passar para a GP2. Ao serviço da Rapax, foi terceiro na geral, repetindo em 2016, agora ao serviço da ART. 

Em 2017, esteve na Formula 2 nas duas rondas de Baku, ao serviço da ART Grand Prix, onde conseguiu nove pontos, depois de ter participado nas 24 horas ao serviço da SMP Racing. 

Enquanto fazia tudo isto, era desde 2014 piloto de testes na Formula 1, primeiro na Sauber, depois na Renault, participando em pelo menos sete treinos livres.

Sem comentários: