sexta-feira, 6 de abril de 2018

WRC 2018 - Rali da Córsega (Dia 1)

Chegou a pensar-se que isto seria um duelo de "sebastiões", Ogier contra Loeb, mas o piloto da Citroen sofreu um despiste na segunda especial e no final do dia, Sebastien Ogier tem agora uma vantagem de 33,4 segundos sobre Thierry Neuville, após a realização das primeiras quatro especiais da Volta à Córsega.

O resumo do primeiro dia começa por dizer que, depois de Kris Meeke ter ganho no "shakedown", a especial de abertura, com a primeira passagem por La Porta - Valle di Rostino, com quase 50 quilómetros. Ali, acabou com Ogier a ser melhor do que Loeb, com 9,7 segundos de vantagem entre eles. Ott Tanak era o terceiro, a 18,1 segundos, no seu Toyota, um segundo à frente de Kris Meeke, o quarto. 

Na segunda especial, a primeira passagem por Piedigriggio – Pont de Castirla, Ogier voltou a vencer, e melhor: viu Loeb de fora, vitima de despiste. Ali, o piloto da ford conseguiu ser melhor do que Esapekka Lappi, que ficou a dois segundos do piloto da Ford, empatado com Kris Meeke. Thierry Neuville foi o quarto na especial, a 2,2 segundos, e subia ao terceiro posto, passando Ott Tanak, que era apenas oitavo, a sete segundos do vencedor.

Pela tarde, na segunda passagem por La Porta - Valle di Rostino, com quase 50 quilómetros, Ogier voltou a vencer, desta vez com 10,3 segundos sobre Neuville e 17 segundos sobre Kris Meeke. Apesar de Esapekka Lappi ter ganho na última especial do dia, a segunda passagem por Piedigriggio – Pont de Castirla, Ogier perdeu apenas 1,8 segundos e não perdeu nada para Thierry Neuville. 

O belga chegou ao final do dia a admitir que não tem andamento nesta prova para Ogier: “Tentei atacar, mas já percebi que não vou conseguir batê-lo. De qualquer forma, há que manter os restantes pilotos atrás de mim” disse o piloto da Hyundai, já a pensar em minimizar a margem que tem para o francês no campeonato.

Quanto a Kris Meeke, terceiro no final deste primeiro dia, falou da ordem de partida: “Fez diferença ser o primeiro na estrada”, começou por referir. “Estou contente com o meu dia. Gostava de ter sido mais rápido, mas tenho que me contentar…” concluiu, resignado, agora que tem 38,7 segundos de desvantagem sobre Ogier.

Atrás dos três primeiros, Ott Tanak é o quarto, a 44 segundos, e não muito longe do segundo lugar de Neuville, e do terceiro de Meeke. Já algo mais distante, a um minuto e 13 segundos, está o outro Toyota de Esapekka Lappi, que passou Elfyn Evans (sexto, a 1.13,8 segundos) e Dani Sordo (sétimo, a 1.14,4). Jari-Matti Latvala é o oitavo, a 1.25 segundos, e a fechar o "top ten" estão o Hyundai de Andreas Mikkelsen, a 1.29,2, e o Ford de Bryan Bouffier, a 1.44,8.

O rali da Córsega prossegue amanhã, com a realização de mais seis especiais.

Sem comentários: