sexta-feira, 4 de maio de 2018

ERC: Lukyanuk lidera nas Canárias, Magalhães sétimo

O russo Alexey Lukyanuk lidera o Rali Islas Canárias ao fim de oito classificativas. O piloto do Ford Fiesta tem um avanço de 21,3 segundo sobre o seu compatriota Nikolay Gryazin, com o alemão Fabian Kreim a ser o terceiro. Já Bruno Magalhães acabou o dia na sexta posição, num rali onde lutou contra problemas na sua válvula de turbo, que o fez perder alguns quilómetros por hora em linha reta.

"Continuamos com a ambição de terminar a prova nos lugares do pódio. O dia de hoje foi difícil. Tivemos problemas na válvula do turbo que abria muitas vezes, fazia perder pressão e como consequência, o rendimento do carro. Enfrentámos este problema em todas as classificativas e isso, condicionou os nossos tempos”, começou por dizer o piloto do Skoda Fabia R5.

Magalhães espera resolver os problemas e recuperar nas seis especiais que faltam disputar amanhã, para ver se acaba de novo no pódio deste rali. 

A equipa vai procurar resolver o problema e acredito que em condições normais poderei impor um ritmo mais forte e recuperar o tempo perdido. É difícil, mas não é impossível. Não baixamos os braços, vamos à luta e esperar para ver”, concluiu.

Mas vamos ao resumo do dia. Debaixo de algum nevoeiro e com alguns troços húmidos, Lukyanuk começou ao ataque, vencendo na primeira especial, com 1,3 segundos de vantagem sobre José António Suarez. Grzergorz Grzyb foi o terceiro, a 3,9 segundos, na frente do surpreendente Porsche RGT de Enrique Cruz, quarto a 4,3 segundos. Bruno Magalhães não tinha feito uma grande escolha de pneus e acabou por fazer o décimo melhor tempo.

Na primeira passagem por San Mateo, Cruz voou com o seu Porsche, deixando Miguel Fuster a 4,3 segundos e Laurent Pellier a 5,4. Lukyanuk era quinto, a seis segundos, e Magalhães fora apenas 13º, perdendo 17,3 segundos. E a seguir, a "normalidade" voltou, com Lukyanuk a vencer, 8,4 segundos adiante de Gryazin, e Suarez era o terceiro, a 10,7. Magalhães era o quinto, a 11,8. No final da manhã, Lukyanuk liderava com 15,3 segundos de vantagem sobre Gryazin.

Da parte da tarde, com as segundas passagens pelas classificativas da manhã, mais as duas superespeciais em Las Palmas, Lukyanuk venceu as todas, acabando por ter uma vantagem de 21,9 segundos sobre Gryazin e 49,8 sobre o espanhol da Skoda. Fabien Kreim não andava longe, a 51,8 segundos, com Pierre LOubet a dar um pulo de oitavo para quinto, numa luta com Laurent Pellier e Bruno Magalhães.

No final da dupla passagem por Las Palmas, Kreim e Suarez trocaram de lugares, enquanto Magalhães passava Pellier. E era assim que todos se preparavam para o dia de amanhã, quando iriam percorrer mais seis especiais de classificação.

Sem comentários: