domingo, 10 de junho de 2018

Formula E: Evans dá a primeira pole da Jaguar em Zurique

Na primeira corrida em 65 anos em terras suíças, o neozelandês Mitch Evans fez história ao ser o primeiro poleman ao serviço da Jaguar, batendo o Techeetah de André Lotterer e o Virgin de Sam Bird. Quanto a António Félix da Costa, foi apenas 15º na grelha, um lugar à frente de Stephane Sarrazin e dois à frente de Jean-Eric Vergne. Já Oliver Turvey bateu na sua volta de qualificação e será o último na grelha.

Nas ruas de Zurique, e pela primeira vez num domingo, a Formula E fazia a sua estreia em terras suíças, perante bancadas cheias. Vergne ficou no primeiro grupo, ao lado de Sam Bird, Felix Rosenqvist, Sébastien Buemi e Daniel Abt, e nas sua volta, o piloto francês desiludiu, fazendo 1.13,524, mostrando que era provável a sua não qualificação, pois Rosenqvist, Buemi e Abt melhoraram os seus tempos. As coisas iriam complicar-se para o piloto francês, que tem uma chance de ser campeão em Zurique.

No segundo grupo, que tinha Lucas Di Grassi, Mitch Evans, Oliver Turvey, Nelson Piquet Jr. e André Lotterer, Evans mostrou-se, fazendo 1.12,594, o melhor tempo até então. Lotterer fez o segundo melhor tempo, passando Di Grassi, enquanto Turvey teve o tal toque que o excluiu da SuperPole.

No terceiro grupo, com Alex Lynn, Nick Heidfeld, Edoardo Mortara, Maro Engel e António Félix da Costa, foi um grupo que fez tempos modestos, com Heidfeld e Lynn a serem os melhores, mas o resto serviu para povoar o fundo da grelha. Pior que Félix da Costa, só Maro Engel, que ficou atrás de Vergne.

No último grupo, com Jérôme D'Ambrosio, José María López, Nicolas Prost, Stéphane Sarrazin e Luca Filippi, Prost começou a fazer o equivalente ao sexto tempo, ficando de fora da SuperPole, mas depois José Maria Lopez fez melhor e candidatou-se. Jerome D'Ambrosio fez melhor, mas os tempos conjuntos fizeram com que ambos fossem para a fase final, algo que acontecia pela primeira vez na temporada. Quanto aos outros, Sarrazin ficou atrás de Felix da Costa, 

Na SuperPole, Bird foi o primeiro a sair, fazendo uma volta segura, sem exageros, para logo a seguir, Lotterer melhorar, fazendo 1.12,948. Seguiram-se os Dragon, mas não conseguiram deslumbrar ou ameaçar o primeiro lugar. O belga ficou na frente do argentino, que tendo três lugares de penalização para cumprir, vai largar de oitavo.

O melhor ficou guardado para o fim, com Mitch Evans a fazer 1.12,811 e a pular para a pole, a primeira da marca britânica na Formula E e a abrir boas perspectivas para a prova, que vai acontecer mais tarde.

Resta saber como será a corrida, que está marcada para as 17 horas, horário de Lisboa, mais uma hora em Zurique.

Sem comentários: