segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A imagem do dia

As mulheres-piloto que participaram no teste deste domingo na pista de Al Diriyah, nos arredores de Riyadh, a primeira da nova temporada da Formula E. Na extrema-esquerda desta foto, a lenda Michelle Mouton, agora administrativa da FIA para as mulheres no automobilismo, a logo na sua esquerda, as mulheres que foram participar, desde a colombiana Tatiana Calderon, que andou no carro da DS Techeetah; a holandesa Beitske Visser, que andou no carro da BMW Andretti; Simona de Silvestro, na sua Venturi e Katherine Legge, no carro da Mahindra.

O teste não foi um comparativo, foi uma adaptação a estes carros, mas pode-se dizer que caso dêm uma oportunidade, podem andar ao mesmo nível que os homens, como a Simona e a Katherine já fizeram. Aliás, a piloto suíça já fez uma temporada pela Andretti e é a única que já pontuou na história desta competição, com dois nonos lugares, na segunda temporada da competição.

Os tempos mudam, estamos já com duas décadas de século XXI, mas ainda se pensa como no século XX. A Formula E veio para ficar e as mulheres no automobilismo deveriam ser mais e mais frequentes. Contudo, não sou muito fã da ideia da W Series, porque, como diz a Pippa Mann, é uma competição segregadora. Embora diga que tenho curiosidade em ver.

É um belo "boneco", mas sinceramente, queria voltar a ver uma mulher nesta competição. Seria sinal de que têm talento suficiente para andar lado a lado com os homens. 

Em jeito de conclusão: é estranho ver esta foto e este teste num país que até há alguns meses, proibia as mulheres de conduzir automóveis...

Sem comentários: