sábado, 2 de novembro de 2019

Formula 1 2019 - Ronda 19, Estados Unidos (Qualificação)

Alguma altura neste campeonato vai ser aquela onde teremos uma consagração de campeões. Ao chegar a Austin, descobrimos que falta quatro pontos para Lewis Hamilton ser hexacampeão, algo do qual não conseguiu no México na semana passada, graças a Valtteri Bottas, que impediu tal coisa. 

Texas em novembro até pode ser calor, mas na sexta-feira esteve frio. Tanto frio que a temperatura andou perto do zero, graças ao céu limpo e ar frio na zona. Todos tremeram, mas neste sábado, o tempo esteve mais agradável e o Circuito das Américas cheio que nem um ovo para ver os vinte carros que comporão a grelha de partida da antepenultima prova do campeonato. 

Com bom tempo e algum calor, contrastando com o frio glacial de ontem,  a qualificação começou com os pilotos do costume, como são os Williams. O primeiro dos "grandes" a marcar tempo foi Charles Leclerc, com 1.34,696. Quase todos corriam com moles, e logo depois, Carlos Sainz Jr, e depois Max Verstappen, melhoraram: 1.33,549. Depois, Lewis Hamilton conseguiu 1.33,454, sem que Bottas e Sebastian Vettel o superassem.

Na parte final, Lando Norris surpreende fazendo 1.33,353 com o seu McLaren e entre nos eliminados, com Sergio Perez e os Williams garantidos, resta saber quem ficaria com as favas. Os Alfa Romeo estavam em perigo, marcaram tempos um pouco fora, mas Pierre Gasly fez o quarto tempo e colocou Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi de fora.

Na Q2, a Mercedes e a Ferrari colocaram médios para serem usados, e o primeiro a marcar tempo foi Hamilton, com 1.33.045, seguido por Bottas e os Ferrari. Vettel, com o quarto tempo, era 150 centésimos mais lento. Max Verstappen fez 1.33,120, também com médios, antes de Alex Albon, com moles, faz 1.32,898.

Na parte final, pilotos como Valtteri Bottas estavam com pneus moles para tentarem uma volta final antes da Q3. Com os Mercedes praticamente decididos na Q3, o pelotão do meio queria marcar tempo, mas os Ferrari colocaram moles e fizeram os dois primeiros tempos, com Lelcerc na frente de Vettel. Mais atrás, Verstappen e Hamilton quase colidiam na curva 19, mas não aconteceu. O holandês reclamou, mas não passou de um susto.

No final, Lance Stroll, os pilotos da Haas, Kevin Magnussen e Romain Grosjean, e o Renault de Nico Hulkenberg ficaram de fora a Q3.

A parte final da qualificação viu os pilotos a andarem quase todos de vermelho, os moles... excepto os Mercedes, com os médios. Nesta primeira parte, Hamilton fez 1.32,321, seguido por Bottas, com 1.32,029. Os Ferrari não conseguiram melhorar, com Vettel a ficar a 12 centésimos. Verstappen fez um tempo 162 centésimos mais abaixo, suficiente para dividir os carros de Maranello.

A última parte foi o que foi: todos de moles, e a dar o seu melhor. Mas não deu. Ninguém melhorou, e Valtteri Bottas foi o poleman, na frente de Vettel e Verstappen, com Hamilton a ser quinto na grelha, atrás de Leclerc. 

E assim acabou a qualificação americana, com o finlandês a ter esperanças de vencer e esperar por um mau dia do seu companheiro de equipa. Será que vai ser assim amanhã? Pouca gente crê, quase todos acreditam que amanhã teremos campeão.

Sem comentários: