segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Noticias: Pietro Fittipaldi vai substituir Romain Grosjean na Haas


O brasileiro Pietro Fittipaldi vai correr no lugar de Romain Grosjean na corrida de Shakir, no próximo domingo. Piloto de reserva da Haas, costuma fazer simulador durante a temporada e agora será o quarto membro do clã a entrar num Formula 1, depois de Emerson Fittipaldi, seu avô, Wilsinho, e Christian Fittipaldi, seu tio.

Antes de tudo, estou feliz que Romain [Grosjean] esteja são e salvo. Estamos felizmente que os ferimentos foram consideravelmente pequenos após um grave acidente. Obviamente, não é a condição ideal para ter minha primeira oportunidade de competir na Fórmula 1, mas sou extremamente grato ao Gene Haas e ao Guenther Steiner pela confiança de me colocarem no carro neste fim de semana”, disse Fittipaldi, no comunicado oficial da marca.

Estive muito com a equipa nesta temporada, na pista e trabalhando no simulador, então estou familiarizado com as operações e procedimentos de um fim de semana de corrida. Vai ser muito empolgante fazer minha primeira corrida na Fórmula 1 e vou dar o máximo, começando pelo treino livre de sexta-feira no Bahrein”, complementou.

Gunther Steiner disse que Fittipaldi é o substituto ideal e está pronto para o desafio.

Após decidirmos que a melhor coisa para Romain [Grosjean] seria descansar pelo menos por uma corrida, a escolha pelo Pietro [Fittipaldi] foi bem fácil. Pietro vai pilotar o VF-20 e ele está familiarizado conosco ao redor nas últimas duas temporadas como piloto de testes e reserva. É a coisa certa a fazer e obviamente uma grande oportunidade para ele. Foi paciente e sempre se preparou para esse momento. E agora chegou”, começou por dizer.

É por isso que o queremos no carro e estamos certos de que vai fazer um grande trabalho. É muito difícil ser chamado de última hora, como eu disse, mas acredito que seja a coisa certa para a Haas”, acrescentou o dirigente italiano.

Aos 24 anos (nasceu a 25 de junho de 1996), será um dos primeiros pilotos de terceira geração a entrar num carro de Formula 1, e provavelmente também poderá correr em Abu Dhabi, a última prova de 2020, apesar de a Haas ainda não ter dito nada sobre essa situação. A sua carreira começou em 2011, na... NASCAR Wheelen All-American Series, para depois passar à Formula Renault, onde foi campeão em 2014, e em 2015-16, ter triunfado na MRF Formula Challenge Series. Em 2017, venceu a World Series by Renault, antes de fazer meia temporada na IndyCar Series, pela Dale Coyne.

Em 2019, Fittipaldi andou num Audi da DTM, quer pela Audi Sport Team WRT, quer pela Team Rosberg, conseguindo 22 pontos e o 15º posto da geral. Este ano, fez a Formula 3 asiática, onde acabou na quinta posição.

Sem comentários: