terça-feira, 12 de janeiro de 2021

IndyCar: Anunciada a primeira corrida com carros autónomos


A Indianápolis Motor Speedway anunciou esta segunda-feira que haverá um desafio de carros autónomos, o Indy Autonomous Challenge (IAC), que acontecerá no próximo dia 23 de outubro, com um prémio de um milhão de dólares, para saber que é o melhor e quem tem a melhor tecnologia para o avanço deste tipo. O desafio irá acontecer em chassis Dallara IL-15.

Na apresentação do desafio, durante o Consumer Electronics de 2021, o CES2021, foi referido que esta tipo de competição serve para incentivar os melhores e mais brilhantes engenheiros e estudantes de engenharia, das diversas universidades um pouco por toda a América, para ajudar a fazer acelerar a comercialização de veículos totalmente autónomos e melhorar os aspetos de segurança e performance.

O Dallara IL-15 [construido pela IAC] é o veículo autónomo mais avançado e mais veloz já desenvolvido”, começou por afirmar Paul Mitchell, o presidente e CEO da Energy Systems Network (ESN) e co-organizador do IAC. “Nossos patrocinadores do IAC estão fornecendo radar, lidar, cameras óticas e computadores avançados, elevando o valor de cada veículo para um milhão de dólares.

A inspiração, afirmam, veio do DARPA Grand Challenge de 2005.

"O DARPA Grand Challenge provou que os robôs podem dirigir-se em ambientes muito confinados, mas não têm a agilidade e a habilidade de um piloto de corrida humano muito bem treinado para agir em situações extremas. IMS é o melhor lugar do mundo para desafiar a comunidade de robótica a testar carros autônomos. Ao entrar em um contexto de corrida, vamos levar os carros autônomos ao limite absoluto.”, afirmou Sebastian Thun, o vencedor dessa edição.

O IAC vai trazer as melhores mentes de todo o mundo para resolver um problema muito complexo, bem aqui na Capital Mundial do Automobilismo”, disse o presidente da Indianápolis Motor Speedway (IMS), J. Douglas Boles. “Como o berço da inovação do automobilismo, o IMS é um cenário adequado para este evento, e mal podemos esperar para ver a equipa vencedora cruzar o Yard of Bricks para a história.”, concluiu.

Sem comentários: