quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Conheçam Guilherme Oliveira


Durante muito tempo, parecia que Portugal tinha fechado a torneira em relação a pilotos de automóveis, pelo menos os que pretendiam dar o pulo para fora das nossas fronteiras. Se bem que gente como António Félix da Costa, Filipe Albuquerque, Henrique Chaves, Álvaro Parente ou até Tiago Monteiro sejam gente que prestigie as nossas cores no automobilismo, o mais novo deles todos está perto dos 30 anos, e o karting não está a produzir gente capaz de dar o salto e ir para as categorias de acesso aos monolugares. 

Só que as coisas poderão mudar dentro em breve. A Formula 4 espanhola terá este ano dois pilotos portugueses, bem adolescentes, nomeadamente Manuel Espirito Santo e Guilherme Oliveira, mas este último é destaque porque hoje foi confirmado que guiará na FA Racing by Drivex, a equipa de Formula 4 construída por Fernando Alonso. E terá como companheiro de equipa, nada mais, nada menos em Enzo Trulli, filho de Jarno Trulli.

Nascido e criado em Vila Nova de Gaia, nas últimas cinco temporadas no karting nacional conquistou quinze títulos, algo bem raro e demonstrando que tem talento a sair pelos poros. E no final do ano passado, foi convidado pela Drivex para fazer uma ronda isolada da Formula 4 espanhola, em Jarama, onde pontuou em todas as corridas, acabando com um quarto lugar como melhor resultado. E cedo foi assessorado e aconselhado pela Synergy Driver Performance, empresa fundada por Duarte Félix da Costa e Gonçalo Gomes, que se encarrega da gestão de carreira e "driver coaching" de jovens pilotos.

Para o jovem piloto, tudo isto trata-se de: “um sonho tornado realidade. Nos últimos anos tenho trabalhado arduamente e conseguido bons resultados no karting, sempre com o objetivo de dar este salto para a Formula 4, e fazê-lo com a FA Racing Team é espetacular. O Fernando Alonso sempre foi o meu ídolo, aliás sempre fui o nº 14 por inspiração nele. É para mim um grande orgulho representar as cores Nacionais ao serviço da equipa FA Racing Team by Drivex e quero agradecer esta grande oportunidade ao próprio Fernando Alonso, ao Miguel Angel de Castro e à Synergy, que gere a minha carreira. Estou motivado e com toda a vontade de começar os testes de preparação.

Miguel Angel de Castro, proprietário da equipa Drivex e representante da FA Racing Team, propriedade de Fernando Alonso, mencionou que “este namoro com o Guilherme começou já o ano passado, o ADN da FA Racing Team é cem por cento vencedor e vimos no Guilherme essa mesma forma de estar, pelo que tanto eu como o Fernando Alonso identificámos de imediato como uma prioridade contar com ele. Estou muito contente por termos conseguido garantir o Guilherme na nossa equipa e mal pudemos esperar pelo inicio do campeonato e ver o que ele é capaz de fazer com as cores da nossa equipa.

Para quem não sabe o que é a Formula 4, é uma competição de entrada aos monolugares feita pela FIA, com chassis Tauutus feitos de fibra de carbono, e no caso da versão espanhola, apresentam um motor 1.4 turbo Abarth, com 160 cavalos de potência. Os regulamentos e custos são regulados e espera-se que a passagem destes pilotos dos karts para os monolugares seja o mais suave possível. 

A Formula 4 espanhola terá em 2021 sete jornadas triplas, começando em Jarama, entre os dias 10 e 11 de abril, e acabando em Barcelona, no fim de semana de 13 e 14 de novembro. Pelo meio haverá passagens por Spa-Francochamps, nos dias 24 e 25 de abril, e Portimão, a 17 e 18 de julho.

Sem comentários: