Só que as coisas poderão mudar dentro em breve. A Formula 4 espanhola terá este ano dois pilotos portugueses, bem adolescentes, nomeadamente Manuel Espirito Santo e Guilherme Oliveira, mas este último é destaque porque hoje foi confirmado que guiará na FA Racing by Drivex, a equipa de Formula 4 construída por Fernando Alonso. E terá como companheiro de equipa, nada mais, nada menos em Enzo Trulli, filho de Jarno Trulli.
Nascido e criado em Vila Nova de Gaia, nas últimas cinco temporadas no karting nacional conquistou quinze títulos, algo bem raro e demonstrando que tem talento a sair pelos poros. E no final do ano passado, foi convidado pela Drivex para fazer uma ronda isolada da Formula 4 espanhola, em Jarama, onde pontuou em todas as corridas, acabando com um quarto lugar como melhor resultado. E cedo foi assessorado e aconselhado pela Synergy Driver Performance, empresa fundada por Duarte Félix da Costa e Gonçalo Gomes, que se encarrega da gestão de carreira e "driver coaching" de jovens pilotos.
Para o jovem piloto, tudo isto trata-se de: “um sonho tornado realidade. Nos últimos anos tenho trabalhado arduamente e conseguido bons resultados no karting, sempre com o objetivo de dar este salto para a Formula 4, e fazê-lo com a FA Racing Team é espetacular. O Fernando Alonso sempre foi o meu ídolo, aliás sempre fui o nº 14 por inspiração nele. É para mim um grande orgulho representar as cores Nacionais ao serviço da equipa FA Racing Team by Drivex e quero agradecer esta grande oportunidade ao próprio Fernando Alonso, ao Miguel Angel de Castro e à Synergy, que gere a minha carreira. Estou motivado e com toda a vontade de começar os testes de preparação.”
Já Miguel Angel de Castro, proprietário da equipa Drivex e representante da FA Racing Team, propriedade de Fernando Alonso, mencionou que “este namoro com o Guilherme começou já o ano passado, o ADN da FA Racing Team é cem por cento vencedor e vimos no Guilherme essa mesma forma de estar, pelo que tanto eu como o Fernando Alonso identificámos de imediato como uma prioridade contar com ele. Estou muito contente por termos conseguido garantir o Guilherme na nossa equipa e mal pudemos esperar pelo inicio do campeonato e ver o que ele é capaz de fazer com as cores da nossa equipa.”
Para quem não sabe o que é a Formula 4, é uma competição de entrada aos monolugares feita pela FIA, com chassis Tauutus feitos de fibra de carbono, e no caso da versão espanhola, apresentam um motor 1.4 turbo Abarth, com 160 cavalos de potência. Os regulamentos e custos são regulados e espera-se que a passagem destes pilotos dos karts para os monolugares seja o mais suave possível.
A Formula 4 espanhola terá em 2021 sete jornadas triplas, começando em Jarama, entre os dias 10 e 11 de abril, e acabando em Barcelona, no fim de semana de 13 e 14 de novembro. Pelo meio haverá passagens por Spa-Francochamps, nos dias 24 e 25 de abril, e Portimão, a 17 e 18 de julho.
Sem comentários:
Enviar um comentário