terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

A(s) image(ns) do dia





Não passou despercebido o facto de ontem ser o que teria sido o 72ª aniversário de Niki Lauda. Mas o mais surpreendente dos seus tributos ao piloto morto em 2019 foi a apresentação de... um carro. E não é um carro qualquer, é uma versão de corrida do T.50 da Godon Murray Automotive, carro projetado por Gordon Murray, que já por si é um carro radical, devido ao imenso efeito-solo do bólido. 

Segundo fala a marca, o carro terá 852 quilos, 38 mais leve que a versão e estrada, e tem 1200 kg de força no solo - e ainda atingiu 1500 no banco de ensaios! - e a ideia é de passar ao seu piloto "uma experiência de pista como nunca tenha sentido". Pudera! Já viram os difusores duplos que saem da sua traseira? 

O carro será vermelho - a cor do capacete e do seu chapéu - e claro, serve para homenagear a sua vitória no GP da Suécia de 1978, o único triunfo do Brabham "fancar". E serão produzidos apenas 25 exemplares, precisamente um para cada vitória do piloto austríaco na Formula 1, custando 3,1 milhões de libras por cada exemplar.

E claro, o seu criador promete uma experiência única:

O T.50 é o supercarro definitivo para as estradas, mas sempre sonhei em dar um passo adiante... construir uma versão que proporcione uma experiência de direção na pista como nenhum outro carro na história”, começou por dizer.

Para o T.50, nossa meta era clara, fazer o melhor carro de pista para a estrada. Com o T.50s Niki Lauda era igualmente claro torná-lo o melhor carro de piloto para a pista. Eu estabeleci alguns parâmetros para criar o carro do motorista definitivo e experiência na pista: uma posição de condução central, um V12 logo atrás, acelerando a mais de 12.000 rpm, produzindo mais de 700 cavalos de potência e com um tempo de resposta ainda mais rápido. Na minha opinião, não fica melhor do que isso e está guiando-o na sua forma mais pura. O T.50s Niki Lauda dará uma conexão visceral entre o piloto, o carro e a pista, algo que nunca foi experimentado até agora.

Sem dúvida, este é um supercarro ainda mais radical. Digno do piloto que dá o seu nome. Os exemplares começarão a ser produzidos em 2023, mas acho que todos eles já estão vendidos...

Sem comentários: