segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Apresentações 2021 (3) - O Alfa Romeo C41


O Alfa Romeo Sauber C41 foi esta manhã apresentado em Varsóvia, a capital da Polónia, com Kimi Raikkonen, António Giovinazzi e Robert Kubica na cerimónia. Com uma nova frente, não há muitas mais alterações aparentes no bólido, que à partida, não deverá ser um carro totalmente novo, pois como é sabido, o desenvolvimento dos chassis foi congelado para esta temporada por causa da pandemia.

Para Kimi Raikkonen, que este ano comemora o vigésimo aniversário da sua estreia na Formula 1, espera que o novo carro seja melhor que o do ano passado, e que tenha melhores resultados do que em 2020, onde conseguiram ser apenas antepenúltimos na classificação dos Construtores. 

É sempre bom sentarmo-nos num carro novo, há algumas mudanças nas regras, e agora resta esperar para perceber como vai ser o impacto dessas regras. Espero que estejamos melhor que o ano passado e isso é algo que vamos já perceber nos testes e depois na primeira corrida, dentro de um mês. Faremos o melhor independentemente onde estivermos!

Já Antonio Giovinazzi, que vai para a sua terceira temporada na equipa, elogiou o visual do carro, esperando que este seja competitivo desde o primeiro teste, que acontecerá no Bahrein, no mês que vêm. E a confiança no novo carro é tal que já fez uma aposta com Frederic Vasseur: raspa o cabelo caso chegue ao pódio.

Todas as épocas quando vemos o carro pela primeira vez é sempre emocionante, mas este é provavelmente o mais bonito dos três carro que vi aqui na Alfa Romeo. Esperemos que seja também o mais rápido. E estou ansioso pelo primeiro teste e ver qual a performance do carro para entender como poderá ser a época.

Fiz uma aposta com Frederic Vasseur: quando chegar ao meu primeiro pódio, ele pode rapar-me o cabelo. Frederic ocasionalmente brinca sobre rapar-me o cabelo, pelo que eu posso imaginar a sua cara quando finalmente rapar o meu cabelo. Eu próprio ficarei satisfeito com esta época se o meu cabelo estiver curto no final do ano, porque isso significa que estive no pódio em 2021. Isto diz algo sobre o quanto quero estar no pódio, porque estou muito apegado ao meu cabelo comprido”, gracejou.


Frederic Vasseur, o diretor desportivo, afirmou que o lançamento de um novo carro como este é o resultado de meses de trabalho, e espera que em 2021, consigam terminar num resultado melhor do que alcançaram na temporada passada. Mas tem também a consciência que todas as equipas tem expectativas bem elevadas neste campo.

Para todos, o lançamento de um novo carro é sempre um momento emocionante, o culminar de meses de esforço na fábrica e o início de uma nova aventura. Penso que a filosofia por trás da equipa é sempre a mesma: o trabalho que fazemos amanhã tem de ser melhor do que o que estamos a fazer hoje. Terminámos a época passada em oitavo, em 2021 temos de visar um resultado melhor mas, para sermos bem sucedidos, temos de continuar a melhorar em todos os departamentos, na pista e na fábrica. Todas as equipas da grelha têm expetativas muito elevadas neste momento. Todas as equipas tentam fazer um bom trabalho no inverno para estar numa boa posição para a primeira corrida, mas em breve teremos todos de jogar bem as nossas cartas”, comentou.

O carro começará a ser testado no mês que vêm, em Shakir, nos testes colectivos de pré-temporada.

Sem comentários: