quarta-feira, 24 de março de 2021

O projeto a hidrogénio na Endurance


Como é sabido, a Endurance vai passar por uma mudança de regulamentos que ameaça ser revolucionário. Não tanto por causa das equipas que irão entrar para as classes Hypercar e LMDh - Porsche, Audi, Toyota, Glickenhaus, só para referir alguns -  mas é provável que apanhe algo o qual até agora é pouco usado no automobilismo. Se a eletricidade é algo bem usado e visto por muitos como a potência do futuro - e foi para isso que criaram a Formula E, entre outras coisas - a ACO decidiu apostar no Hidrogénio como potência para os seus carros num futuro pós-combustão. E eles apostam num carro para andar em plena Hunaudriéres em 2024.

Pois bem, desde há algum tempo que a Universidade de Delft, na Holanda, anda a construir um protótipo propulsionado por esse combustível. Já falo sobre ele desde 2016, e ele já entrou em corridas do campeonato local de Endurance. Mas na passada sexta-feira, houve um discreto anuncio que poderá ter sérias consequências, caso isto dê certo. O protótipo Forze IX, construido na Holanda, terá a parceria da Shell e da Hyundai, pesa cerca de 1500 quilos, e vai carregar dois sistemas de células de combustível com uma potência combinada total de 240 kW, bem como um acumulador com uma potência máxima de impulso de 600 kW.

"A Forze é uma equipa empolgante composta por jovens mentes brilhantes e com um pedigree comprovado de trazer mobilidade de células de combustível para as pistas. A Hyundai tem o prazer de firmar esta parceria com a Forze. Aproveitando a nossa liderança em mobilidade de células de combustível e a ambição da Forze em levar o hidrogénio ao próximo nível, juntos iremos expandir os limites do que é possível no desenvolvimento das corridas com emissões zero", afirmou Tyrone Johnson, o responsável máximo pelo desenvolvimento de veículos do Hyundai Motor Europe Technical Centre.

O protótipo anterior, o Forze VIII, com um chassis feito pela Adess, terminou em segundo lugar numa das corridas do campeonato holandês Supercar Challenge. E agora com a Hyundai, líder mundial no desenvolvimento da tecnologia "fuel cell" de hidrogénio, tem feito investimentos avultados nesta área. Isso significará que vai cumprir os critérios que a ACO colocou para ter um carro operacional em 2024. Aliás, Pierre Fillon afirma que nessa altura, espera ter dois ou três construtores, embora seja provável que usem os propulsores construídos pela Green GT e os desenhos da Red Bull Advanced Technologies, em parceria com a Oreca.

Numa era onde a Endurance promete muito para o futuro, a aposta do hidrogénio poderá ser algo a ter em conta nesta categoria. E este projeto até poderá fazer com que os coreanos façam algo inédito: entrar numa competição de pista. Bem antes de 2024, provaelmente.

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