quinta-feira, 25 de março de 2021

Youtube Onboard Video: Johnny Dumfries, Sandown 1000, 1984

Parece que hoje só mostro videos, mas este calha bem por causa da situação e do sujeito em causa. Como sabem, esta semana soubemos da morte do Johnny Dumfries, piloto da Lotus em 1986 e encedor das 24 Horas de Le Mans em 1988, a bordo de um Jaguar XJK-9, ao lado de Andy Wallace e Jan Lammers. O que eu não sabia era que ele tinha guiado um Porsche 956 oficial na Sandown 1000 em 1984, a prova final do Mundial de Endurance daquele ano e que deu o título mundial ao Stefan Bellof.

Dumfries, que na altura tinha 26 anos, e tinha acabado de ganhar o campeonato britânico de Formula 3,  guiou um dos 956 oficiais ao lado de nada mais, nada menos que... Jack Brabham, que na altura tinha 58 anos. Ou seja, ele tinha menos de metade da idade do australiano. "Black Jack", que se tinha retirado da Formula 1 14 anos antes, ainda corria nos Turismos locais. Por exemplo, tinha sido sexto classificado na Bathurst 1000 de 1978, num Holden Torana.

Ora, neste video, podemos ver que esses carros não eram fáceis de guiar. E apenas os mais aptos é que aguentam as distancias. Mas cá para mim, acho que ele deeria estar magoado. Os G's e a falta de direção assistida não explicam tudo...

Já agora, na corrida, o carro ficou não-classificado, ao percorrer menos de 75 por cento da distância da prova no momento da bandeira de xadrez. E ainda houve um terceiro piloto, o britânico Richard Lloyd, a conduzir aquele carro.

Sem comentários: