sábado, 25 de junho de 2022

WRC 2022 - Rali Safari (Dia 2)


Kalle Rovanpra consolidou a sua liderança no rali Safari, ao liderar a prova com 40,2 segundos de vantagem sobre Elfyn Evans, com o japonês Katsuta Takamoto a ser terceiro, a 1.15,6, numa tripla para as cores da Toyota. Tudo isto num dia onde choveu e o Hyundai de Ott Tanak foi uma das vitimas da dureza dos troços, bem como Thierry Neuville, que bateu numa árvore e perdeu tempo.

Com um sábado cheio de classificativas - seis ao todo, muito longas - a grande variação foi a aparição da chuva. Na primeira passagem por Soysambu, Evans levou a melhor, 3,6 segundos na frente de Thierry Neuville, com Kalle Rovenpera em terceiro, a 6,3 segundos. Foi o suficiente para Evans subir a segundo, em troca com Katsuta Takamoto. Na especial seguinte, a primeira passagem por Elmenteita, Thierry Neuville foi o vencedor, 0,9 segundos sobre Sebastien Loeb, e 1,7 sobre Ott Tanak. O mesmo resultado favorável ao piloto belga aconteceu na 12ª especial, a primeira passagem por Sleeping Warrior, com ele 2,2 segundos mais rápido que Kalle Rovanpera e 6,6 sobre Elfyn Evans.

Tanak teve problemas no seu carro e parou na especial, enquanto Katusta Takamoto perdeu tempo devido a um furo. 

A parte da tarde começou com Evans a trinfar na segunda passagem por Soysambu, 3,6 segundos na frente de Kalle Rovanpera e cinco segundos sobre Katsuta Takamoto. Rovanpera ganhou na segunda passagem por Elementia, 11,2 segundos na frente de Thierry Neuville e 11,3 sobre Elfyan Evans e 18,9 sobre Sebastien Ogier. E na última classificativa do dia, Sebastien Ogier conseguiu ser o mais rápido, 3,4 segundos sobre Kalle Rovanpera e 10,6 segundos sobre Katsuta Takamoto. Neuville bateu contra uma árvore e perdeu tempo, enquanto Sebastien Loeb sofreu um furo, danificando a suspensão do seu Ford Puma Rally1. 

"Numa reta, de repente o carro caiu, talvez por causa de um braço de direção ou algo assim. Tivemos que fazer 15 quilómetros desta forma e eu tive que ir devagar até o final. É isso.", disse o veterano piloto francês.

Depois dos três primeiros, Sebastien Ogier é o quarto - e outro Toyota - a 2.38,3, na frente de Thierry Neuville, a quase 11 minutos da liderança (10.59,3). Oliver Solberg é o sexto, a 12.19,1, na frente de Craig Breen, sétimo, a 18.56,1. O grego Jourdan Serderidis é o oitavo, a 25.45,6, na frente de Kajetan Kajetanowicz, a 27.34,7. E a fechar o "top ten" está o carro de Sebastien Loeb, a 33.01.0.

O rali Safari termina neste domingo, com a realização das últimas seis especiais. 

Sem comentários: