quinta-feira, 20 de outubro de 2022

WRC: Renault pode entrar, se...


A Renault pensa desde há algum tempo no seu regresso aos ralis, onde tiveram sucesso nos anos 80 e 90 do século XX, primeiro com o Renault 5 Turbo, depois com o 11 Turbo, e na década seguinte, o Clio e o Megane de duas rodas motrizes, que eram verdadeiras bombas no asfalto nas mãos de gente como Jean Ragnotti, por exemplo. 

Contudo, para regressarem, pedem uma coisa à FIA e ao WRC: que a disciplina aceite carros elétricos. Luca di Meo, o CEO da Renault, quer desenvolver o Renault 5 Turbo 3E e afirmou querer vê-lo no Rali de Monte Carlo, local onde o original triunfou em 1981, nas mãos de Ragnotti. 

Queremos ir novamente para o WRC com o nosso novo R5 Turbo, por isso faço um pedido especial às autoridades deste campeonato: cavalheiros da FIA, por favor permitam a participação de carros elétricos no WRC. Sonho em ver um herdeiro de Jean Ragnotti chegar ao fim de Turini com este R5 Turbo 3E”, disse De Meo na inauguração do Salão Automóvel de Paris, que aconteceu ontem.

O concept do Renault R5 Turbo 3E, apresentado nesse salão, é o ponta de lança do Renault 5 elétrico que aparecerá em 2024. Tem tração traseira como o original, que foi desenvolvido pela Alpine e apareceu ao mundo em 1980, e tem o equivalente a 380 cv, mas com 700 Nm de binário. “Só precisamos de uma mudança de regras da FIA”, disse Di Meo, sabendo que o WRC procura marcas para engordar o seu Mundial de ralis, que neste momento têm apenas três: Ford (com a M-Sport), Toyota e Hyundai.

Apesar dos apelos, dificilmente acontecerá a um curto ou médio praxo. Contudo, existe a categoria R5e, uma nova classe só para carros elétricos, no qual já existe um carro a competir, o Opel Corsa eRally. Mas essa competição está apenas no seu início, e ainda não se sabe do seu impacto, e se isso é suficiente para convencer a Renault a tentar a sua sorte com o R5 que acabaram de apresentar ao mundo...

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