sábado, 22 de outubro de 2022

WRC 2022 - Rali da Catalunha (Dia 2)


Sebastien Ogier é o líder do rali da Catalunha, concluídas que estão as sete especiais deste sábado. O piloto francês tem agora uma vantagem de 20,7 segundos sobre Thierry Neuville, e 22,1 sobre o finlandês Kalle Rovanpera, noutro Toyota. Ott Tanak é o quarto, a 36,6 segundos do primeiro.

Com as especiais a acontecerem à volta de Salou, passagens duplas em Savallà, Querol-Les Pobles e El Montmell, o dia começa com Neuville a ganhar a especial, ganhando 0,9 segundos sobre Sebastien Ogier e 1,5 sobre Rovanpera. Ogier reagiu em Querol-Les Pobles, triunfando sobre Neuville, com uma diferença de 2,6 segundos. Rovanpera é o terceiro, a 4,3. A proba está a ser competitiva, como diz o próprio Neuville, no final desta especial.

"Foi uma corrida sem problemas para nós. Ainda estamos trabalhando um pouco no carro e, novamente, quando fica sujo, começo a perder a sensação no carro e não conheço os limites. Estou apenas tentando dirigir o melhor que posso, mas ainda temos algum trabalho a fazer. Sinto que há mais desempenho por vir se encontrarmos as configurações certas.", disse o belga da Hyundai.

Ogier terminou a manhã no primeiro lugar, voltando a ser o melhor, mas esta ficou marcada pelo acidente de Gus Greensmith, onde destruiu o seu Ford e obrigou à interrupção da classificativa.

A tarde começou com Ogier a triunfar novamente, 2,2 segundos na frente de Tanak e 2,3 sobre Rovanpera. E continuou na segunda passagem por Querol-Les Pobles, 3,3 sobre Tanak e 3,9 sobre Rovanpera. Contudo, parte ficou neutralizada depois do acidente do Polo R5 de Stephane Sarrazin, mas nisto, Ogier não estava perturbado. "É muito bom - eu realmente gosto deste tipo de classificativas. Desde que fiquemos fora de problemas, tudo bem. Você nunca sabe o que pode acontecer, então precisamos continuar fazendo o mesmo.", disse o francês.

Na segunda passagem por El Montermell, Dani Sordo acabou por ser o melhor, cinco segundos na frente de Neuville e 5,1 sobre Ogier. O belga queixava-se da subviragem no seu carro. "Tive muita subviragem em toda a etapa. Tentei estar na trajetória correta e não cometer erros. Foi uma tarde difícil porque tentei afinações diferentes e o desempenho foi diminuindo.", disse.

No final do dia, em Salou, Tanak foi o melhor, igualado por Neuville, com Ogier a 0,8. Rovanpera foi o quinto, a 1,8 insuficiente para manter o segundo posto a favor do belga. 

Depois dos quatro primeiros, Dani Sordo é o quinto, a uns distantes 1.13,2, seguido por Elfyn Evans, a 1.27,6. Craig Breen é o sétimo, a 1.39,7, e Katusta Takamoto é o oitavo, a 1.58,6 e a fechar o "top ten", estão os franceses Adrien Formaux, no Ford, a 2.13,7, e Pierre-Louis Loubet, a 2.59,2.

O rali da Catalunha termina amanhã, com a realização das últimas quatro especiais. 

Sem comentários: