sábado, 29 de abril de 2023

Formula 1 2023 - Ronda 4, Baku (Sprint Race)


Depois da qualificação de ontem, sábado era o dia da primeira corrida sprint do campeonato. A organização decidiu este ano modificar as coisas, colocando uma "Sprint Shootout", onde bsicamente os carros andam mais um bocado durante a manhã, para confirmar sabe-se-lá-o-quê, e onde Charles Leclerc ganhou, mesmo com um bico partido, porque os pneus tinham ficado sem aderência no asfalto depois da meta.

Da maneira como andam as coisas, estas modificações só causam ainda mais confusão, e provavelmente, nem fará com que isto seja mais emocionante. Coisas da Liberty... 

Largando da pole, Leclerc fez o que pode para aguentar a liderança, mas cedo foi passado por Sérgio Pérez. Atrás, Max foi atacado por George Russell, só que ele se defendeu e acabou em toque. Russell acabou por passá-lo, mas o neerlandês queixou-se da manobra.

Na volta 2, um incidente quando o Alpha Tauri de Yuki Tsunoda viu o seu pneu traseiro direito fugir do seu carro e este se arrastou para as boxes, no sentido de ter um novo. Mas a suspensão já estava estragada e o japonês recolheu-se de forma definitiva, com os comissários e fazerem entrar o Safety Car. Entretanto, descobrem-se danos no carro de Max, e temia-se que poderia prejudicar a sua corrida.

O recomeço foi na sexta volta, com Leclerc a aguentar os avanços de Checo, até que na oitava volta, o mexicano conseguiu passar à liderança. E depois disso, começou a afastar-se do piloto da Ferrari... e a partir dali, já não houve muita história, a não ser alguns dos pilotos a trocarem para médios, porque quem tinha os macios, tinha dificuldades em extrair algo desses pneus.   

 


Mas a meta era na bolta 17. E ali, Checo ria-se e triunfava num lugar que começa a ser "caseiro" para ele, na frente de Leclerc, Max e George Russell, que continuava a recuperar do mau resultado na qualificação. Amanhã, ele terá o monegasco atrás de si, mas espera que consegue aguentá-los até à meta... claro, se os pneus colaborarem.  

Mas foi depois dos carros estacionados, houve tensão entre Max e o George Russell, que discutiram o incidente, mas quem ficou a sorrir foi Checo, que espera repetir o resto na corrida de domingo. Desde que acertem nos pneus, claro... 

Amanhã há mais, mas poderia afirmar que, mesmo com as alterações, esta corrida sprint valeu pelos primeiros metros, e nada mais. Acho que a Liberty Media, depois do que assistiu, deve começar a pensar em grelhas invertidas e piso molhado na hora anterior à corrida...

Sem comentários: