domingo, 23 de abril de 2023

WRC 2023 - Rali da Croácia (dia 2)


O galês Elfyn Evans lidera o rali da Croácia, após o segundo dia, com uma vantagem de 25,4 segundos sobre o o Ford de Ott Tanak e 55,4 sobre o Hyundai de Esapekka Lappi, já distante de Sebastien Ogier, a 1.49,4, na quarta posição. Tudo isto num dia onde Thierry Neuville bateu forte e desistiu, quando liderava com algum conforto o rali croata. 

Com passagens duplas por Kostanjevac - Petruš Vrh, Vinski Vrh - Duga Resa, Ravna Gora - Skrad e Platak, o dia começou com Neuville a andar moderadamente, deixando a vitória para Kalle Rovanpera, 1,2 segundos na frente de Ott Tanak. Neuville perde 2,4 segundos, mas na frente de Elfyn Evans, que fica a 7,2 do vencedor da especial.


O finlandês da Toyota volta a ganhar, mas pela margem mínima sobre Ogier, que anda a tentar recuperar o minuto de penalização sofrido na sexta-feira. Neuville é quarto, atrás de Tanak, mas na frente de Evans, mas na terceira especial do dia, o belga toca numa pedra na berma da estrada, despista-se e os danos são irreparáveis. Ogier triunfou no final da manhã, em Platak, conseguindo um avanço de 0,7 segundos sobre Rovanpera. 

Fiquei um pouco, digamos, stressado com a primeira seção, houve muitos cortes e estava tentando ter cuidado porque há um risco muito alto de furo. Depois disso, a descida é bastante rápida como no estilo de circuito e mais agradável porque é apenas focada na direção. No final, como dissemos ontem à noite, a única coisa que podemos fazer é pedal a fundo para recuperar a posição. No momento, acumulamos muitos problemas e penalizações durante o fim de semana. É difícil subir [na geral], mas vamos ver.”, disse Ogier, no final da manhã.

A tarde começou com Ogier ao ataque, ganhando na segunda passagem por Kostanjevac - Petruš Vrh, 0,4 segundos sobe Ott Tanak e 1,6 sobre Kalle Rovanpera, com Esapekka Lappi a perder tempo por causa de um pião. Tanak ganhou na segunda passagem por Vinski Vrh - Duga Resa, 0,9 segundos sobre Kalle Rovanpera e 2,1 sobre Sebastien Ogier. Evans era quarto, a 3,4 mas mantinha a liderança sob controlo.

"Posso acreditar que ele está no limite com esse tempo! Para mim, foi uma corrida limpa, para ser honesto, estou surpreso por perder tanto. Tenho uma sensação melhor [no carro], mas por agora ainda não sinto muito à vontade!", disse o galês.

Rovanpera ganhou a 15º especial, conseguindo um avanço de 2,5 segundos sobre Ogier e 7,1 sobre Elfyn Evans. Tanak perdeu 11,4 segundos, afastando-se do galês, e no final do dia piorou, fazendo o quinto melhor tempo, 17,4 segundos atrás do vencedor, Sebastien Ogier, e 8,6 de Evans. E no final, nem sabia a razão porque estava a perder tempo. “Não sei, não sei, difícil dizer. É terrível dirigir [o carro] e não para mim, não sei o que está a acontecer, [estou] feliz que acabou.

Depois dos quatro primeiros, Kalle Robanpera era o quinto, a 1.51,4, na frente de Katsuta Takamoto, a 2.25,9, não muito longe de Pierre-Louis Loubet, a 2.32,1. Oitavo era Yohan Rossell, o melhor dos Rally2, a 6.40,2, e a fechar o "top ten" estavam Nikolay Gryazin, a 6.51,7 e o finlandês Emil Lindholm, a 8.02,4.

O rali da Croácia termina neste domingo. 

Sem comentários: