domingo, 23 de abril de 2023

Formula E: Cassidy ganha na segunda corrida de Berlim


Depois de Mitch Evans, Nick Cassidy. A Nova Zelândia está em alta no fim de semana elétrico em Berlim, pois os seus pilotos saíram vencedores na capital alemã. O piloto de Envision conseguiu superar Jake Dennis, da Andretti, e Jean-Eric Vergne, da DS Penske, para triunfar e diminuir a diferença para a liderança do campeinato.

Quanto a António Félix da Costa, da Porsche, depois de não ter acabado a corrida de ontem, hoje conseguiu andar entre os da frente e terminou na quinta posição, na frente de Pascal Wehrlein, o atual lider do campeonato, e que terminou na sétima posição, mas viu a sua distância diminuir.        


Existiam expectativas por causa do tempo em Berlim, que se previa chuva para a parte final da corrida, mas esta começou com alguns minutos de atraso por causa de... um protestante a invadir a pista, que aparentemente, se colou ao... carro médico da competição! Quando começou, os Abt ficaram com os dois primeiros lugares, com o resto do pelotão cautelosos porque tinham ficado parados por muito tempo e os pneus tinham arrefecido. 

Na quarta volta, as primeiras idas ao Attack Mode por parte dos Abt Cupra, com Buemi a ser o líder, que perdeu o comando quando na volta seguinte, foi também ao Modo de Ataque, cedendo o comando para Vergne, no seu DS Penske. Na sexta volta, foi a vez de Vergne e o comando regressou a Frijns. Nesta altura, Félix da Costa era oitavo, atrás de Jake Dennis. 

Nas voltas seguintes, o ritmo era controlado, com os pilotos a gerirem a energia desde cedo para poderem atacar mais tarde. Daí que os pilotos rodassem juntos e as trocas de posição frequentes, aproveitando os cones de ar. Mas na volta 11, os Porsches, sem  ainda usarem o Attack Mode, estavam na frente, com Wehrlein a comandar e Felix da Costa em terceiro, com Nico Muller entre eles. Duas voltas depois, André Lotterer apareceu parado em pista, com a asa dianteira danificada, mas como não interferia com a corrida, esta prosseguiu.


Na volta 20, Wehrlein regressou à liderança da corrida, seguido de AFC e Vergne, com Nick Cassidy (que largou de oitavo) e Jake Dennis no top 5. Uma volta depois, era Vergne na frente, com os Porsche a cederem a liderança, sem lutar muito. E foi nesta altura que a asa dianteira de Buemi cedeu, depois de um toque, e a corrida do piloto suíço ficou irremediavelmente comprometida. Cassidy, seu companheiro de equipa, decidiu que o melhor lugar para estar era na frente e instalou-se no primeiro posto pouco depois do meio da corrida.

A cinco voltas do fim, Félix da Costa não evitou um toque com Evans e perdeu algum tempo para a frente, com esta dupla a ficar agora mais longe do pódio, deixando isolados Cassidy, Dennis e Bergne. No final, apesar de Dennis ter mais energia, lançou o seu ataque tarde demais e permitiu a vitória do neozelandês. Vergne, terceiro, também aguentou os ataques de Evans e Felix da Costa, que entretanto se tinham colado à sua traseira.  

No campeonato, Wehrlein continua a liderar, mas com 100 pontos, tem mais quatro que Cassidy, o triunfador da tarde. Vergne é o terceiro, com 81, mis um ponto que Jake Dennis, o quarto, e Mitch Evans tem 76 e é quinto. António Félix da Costa é sexto, com 68.


A Formula E prossegue a 6 de maio, nas ruas do Mónaco. 

Sem comentários: